Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Contas

A Decisão Normativa TCU 187/2020, que regulamenta a apresentação das prestações de contas de 2020, mantém para o Relatório de Gestão as diretrizes da Estrutura Internacional para Relato Integrado, emitida pelo International Integrated Reporting Council (Conselho Internacional para Relato Integrado, ou IIRC, na sigla em inglês), uma organização global sem fins lucrativos formada reguladores, investidores, empresas, definidores de padrões, profissionais do setor contábil e ONGs, que compartilham a visão de que comunicar a geração de valor é o próximo passo evolutivo para os relatórios corporativos.

O propósito da Estrutura é atender esta necessidade e transformar a forma como as organizações prestam contas às partes interessadas, tendo a criação de valor como o cerne do relatório. Esse novo modelo de preparação re relatório requer que a organização pense de forma integrada e é baseado em processos de controle e gestão.

Nesta página, você encontrará, além da Estrutura Internacional para Relato Integrado, as principais referências na forma de orientações, artigos, trabalhos acadêmicos, apresentações, vídeos.

 

Relato Integrado: A ponta do iceberg

Embora o Relatório Integrado tenha como objetivo aumentar a transparência da prestação de contas e melhorar a qualidade e profundidade das informações apresentadas, ele não deve ser visto como um objetivo em si mesmo, pois é só a ponto do iceberg, a parte visível para as partes interessadas. O processo que leva à produção do Relatório Integrado é muito mais importante do que o relatório em si. O cerne do Relato Integrado é o processo de criação de valor, cuja responsabilidade recai diretamente sobre os ombros da liderança da organização – os responsáveis pela governança e a alta administração –, a quem cabe garantir que esse processo seja aperfeiçoado e salvaguardado por meio da aderência aos princípios de boa governança, da definição da estratégia, do gerenciamento dos riscos e da vigilância contínua e cuidadosa do futuro da organização.

A essência do Relato Integrado é muito bem explicada neste artigo esclarecedor, de não mais que 15 páginas, da autoria de Claudelle Von Eck e Charles Nel, publicado pelo Instituto dos Auditores Internos da África do Sul (www.iiasa.org.za). A versão em português, aqui disponibilizada, é uma publicação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (www.iiabrasil.org.br). A versão em inglês também pode ser encontrada no site do IRC da África do Sul (https://integratedreportingsa.org/)

 

capa_relatorio_integrado.PNG

 

 

 

 

 

 

 

 

Estrutura Internacional para Relato Integrado (IIRC)

O Relatório de Gestão elaborado conforme a Estrutura Internacional para Relato Integrado do IIRC resulta em um documento conciso, com foco estratégico e orientação para o futuro, cujo objetivo principal é explicar como a organização gera valor público ao longo do tempo para suas partes interessadas, principalmente os cidadãos usuários dos bens e serviços públicos fornecidos e seus representantes eleitos, na condição de provedores dos recursos e poderes que viabilizam suas operações, bem como outros órgãos e agentes públicos e privados que não podem prescindir de informação transparente e de qualidade para avaliar a capacidade da organização de gerar valor no curto, médio e longo prazos, a  qualidade da sua estratégia e o nível do seu desempenho.

A Estrutura do IIRC estabelece os conceitos fundamentais, os princípios básicos e os elementos de conteúdo para elaboração do Relatório Integrado.

 

capa_ir.PNG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota de esclarecimento sobre Relatório de Gestão na forma de Relato Integrado

Esclarece questões suscitadas em decorrência da adoção da Estrutura Internacional para Relato Integrado do IIRC para elaboração do Relatório de Gestão a ser apresentado ao TCU pelos órgãos e pelas entidades da Administração Pública Federal.

Capa-nota-esclarecimento 2.png