Portal TCU > Copa 2014 > Notícias > Detalhes da notícia

(14/04/2014 17:30) Presidente do TCU participa de audiência pública na Câmara


O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, apontou a falta de planejamento como a principal causa dos atrasos das obras para a Copa do Mundo 2014. “O maior gargalo do País na execução das obras públicas é a falta de planejamento”, disse, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (9).

A audiência promovida pela Comissão do Esporte discutiu, entre outros temas, o andamento das obras da Copa e a situação atual dos gastos. Os autores do requerimento foram os deputados Romário (PSB/RJ) e André Figueiredo (PDT/CE).

Em relação às obras de mobilidade urbana, das 40 previstas na matriz de responsabilidades, nove foram retiradas. Das 31 obras restantes, apenas uma foi concluída: a avenida Arrudas/Teresa Cristina, em Belo Horizonte (MG).

Rafael Jardim Cavalcante, assessor do ministro Valmir Campelo, afirmou que, com relação às obras dos aeroportos, nenhum dos terminais ficará pronto até o mundial, apenas os módulos operacionais e as obras nas pistas. Já em relação aos portos, das sete obras previstas, apenas a de Recife (PE) foi concluída.

Das obras dos estádios, foram entregues sete arenas até o momento e ainda faltam cinco para serem terminadas. Rafael Jardim apontou duas em situações preocupantes: a arena de São Paulo, o Itaquerão, com entrega prevista para o dia 15 de maio, e a arena de Curitiba, que só deve ser entregue em junho. Também participou da audiência, pelo TCU, o coordenador-geral de Controle Externo da Área de Infraestrutura e da Região Sudeste, Adalberto Santos de Vasconcelos.

O deputado Romário (PSB/RJ) demonstrou seu desapontamento em relação ao legado da Copa: “Poderíamos estar comemorando, mas por falta de competência, um dos maiores legados não foi concretizado”, afirmou o deputado, referindo-se às obras de mobilidade urbana, em que apenas 57,8% dos recursos para as obras foram repassados.


Secom
Tel: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook.
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500