Tribunal de Contas da União







** CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O EDITAL EM PDF **

Inicialmente, a data limite para o envio de projetos era 25 de junho de 2017. No entanto, essa data foi postergada sendo agora 9 de julho de 2017.  

unnamed.png

 

Organizações internacionais, governos e empresas têm utilizado jogos sérios como ferramenta para conscientizar e educar os consumidores desses jogos em relação a aspectos relevantes para suas vidas.

A ampliação no número de pessoas que jogam diariamente, a popularização da capacidade técnica e das tecnologias para desenvolver jogos atraentes com custos cada vez mais baixos e a necessidade de uma visão compartilhada para a solução de problemas sociais críticos, faz dos jogos sérios digitas um instrumento ideal para a mudança social.

É com esse objetivo em mente que a Organização Latinoamericana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores – OLACEFS, com apoio de Brasil, Chile e México, promove o concurso “Jogos Digitais”.

Este concurso visa selecionar e apoiar a implementação de dois projetos de jogos sérios digitais de interesse público inéditos e originais. O apoio se dará por meio de prêmio a ser concedido no valor de US$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos dólares norte-americanos) para desenvolvimento do projeto proposto.

No jogo sério, a educação - em sentido amplo e nas suas mais variadas formas -  é o objetivo principal, ao invés de entretenimento. Esse tipo de jogo deve ter pelo menos três componentes obrigatórios:

  • objetivo de aprendizagem (explícito ou não);

  • deve permitir simulação em mídia interativa envolvente; e

  • deve ter algum elemento de jogo.

c_rculos.png

Fonte: adaptado de Interplay of pedagogy, computer science and games (Martens et al. 2008, p.174)

 

Já um jogo de interesse público é aquele que fomenta e qualifica o engajamento social na atividade de controle público. Esse fomento deverá estar relacionado aos seguintes temas: o controle social; a prevenção e combate à fraude e a corrupção; e/ou a participação social no ciclo de políticas públicas.

Dessa forma, este concurso tem um campo de enquadramento amplo, dando aos proponentes flexibilidade para apresentarem projetos criativos.  A título exemplificativo, não exaustivo, serão aceitos projetos relacionados a um ou mais dos seguintes subtemas :

  • accountability;

  • facilitação de denúncia (whistleblower);

  • papel das Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFSs); e/ou

  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em relação às tecnologias utilizadas, os jogos propostos deverão ser compatíveis com, no mínimo, uma das seguintes plataformas: Android; iOS; Linguagem HTML5; ou Windows Phone.