Espaço Cultural Marcantonio Vilaça

Conteúdo

ordenamentos-banner-ecmv-abertura.jpg

 

 

Exposições inauguram novas galerias do Espaço Cultural e do Museu do TCU

A mostra “Ordenamentos” de Bruno Moreschi e a exposição “TCU – a Evolução do Controle” começam no próximo dia 29/6. As novas instalações compõem o complexo arquitetônico do Instituto Serzedello Corrêa (ISC).

No próximo dia 29 de junho, às 19h, o Tribunal de Contas da União (TCU) inaugura as novas galerias do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça e do Museu do TCU Ministro Guido Mondin, que agora integram a estrutura do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), escola superior do TCU.

O Espaço Cultural Marcantonio Vilaça apresentará a mostra “Ordenamentos” de Bruno Moreschi, artista brasileiro de crescente reconhecimento, cujas obras já foram vistas na cidade de São Paulo. A exposição, sob curadoria de Caroline Carrion, reúne um recorte específico da produção do artista entre 2012 e 2017 a partir dos conceitos de ordenamento e de sistematização como gatilhos para o processo criativo.

“Ordenamentos” traz um rico conjunto de obras, entre pinturas, desenhos, fotos e peças de mobiliário, além de uma expografia que torna acessível ao público elementos do processo criativo, como documentos de pesquisa, estudos e mapas.

Também faz parte da mostra a exposição ficcional intitulada At your own risk – título de uma das obras exibidas, de autoria do artista fictício Elliot Ford. O espaço funciona como se houvessem duas exposições simultâneas: “Ordenamentos”, individual de Bruno Moreschi, e “At your own risk”, uma coletiva realizada a partir das obras presentes na enciclopédia “ArtBook”, também de autoria de Moreschi.

O Museu do TCU Museu Ministro Guido Mondin abrirá sua nova galeria com a exposição “TCU – a Evolução do Controle”, que narra a evolução do Tribunal desde sua instalação em 1893, até os dias atuais e explora o desenvolvimento de suas ações e mudanças de funcionamento em uma rica jornada pelo aprimoramento do controle externo ao longo de mais de um século.

Serão exibidos ao público o mobiliário que compunha o antigo plenário da casa, fotografias, quadros, documentos históricos, publicações, processos, objetos, ferramentas de trabalho de época. Além disso, também haverá acesso interativo a informações sobre a história institucional e vídeos com entrevistas realizadas com autoridades e servidores da Casa.

 

Programa Educativo - As exposições “Ordenamentos, de Bruno Moreschi”, e “TCU: A Evolução do Controle” estão inseridas no Programa Educativo do TCU, projeto permanente que promove visitas orientadas diárias e programadas ao Museu do TCU e ao Espaço Cultural Marcantonio Vilaça. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3316 5221.

Serviço

Exposição Ordenamentos, de Bruno Moreschi

Local: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (complexo arquitetônico do Instituto Serzedello Corrêa)

Abertura: 29 de junho de 2017, às 19 horas

Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 3 Polo 8 Lote 3 - Brasília, DF

Visitação: de terça-feira a sábado das 9h às 19h; de 30 de junho a 19 de agosto de 2017.

Entrada franca

 

Exposição TCU: A evolução do Controle

Local: Museu do TCU Ministro Guido Mondin (complexo arquitetônico do Instituto Serzedello Corrêa)

Abertura: 29 de junho de 2017, às 19 horas

Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 3 Polo 8 Lote 3 - Brasília, DF

Visitação: de terça a sexta-feira (das 9h às 18h), exposição de longa duração.

Entrada franca.

 

O Serviço de Gestão Cultural – SGCult comunica que passa a integrar a estrutura do Instituto Serzedello Corrêa – ISC.

Contando com instalações planejadas e modernas, esta unidade cultural abriga o Museu do TCU Guido Mondin, o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, o Programa Educativo e a Biblioteca de Arte, além de salas de armazenamento e oficinas de restauração de peças históricas.

Os projetos expositivos estão a pleno vapor. Já em junho os servidores e demais cidadãos brasilienses poderão apreciar a primeira exposição na nova galeria do Espaço Cultural.

Tais exposições continuarão sendo oportunamente divulgadas em detalhe no Portal do TCU, no União e nas páginas de mídia social do SGCult.

 

SGCult.jpg

 

Serviço de Gestão Cultural

Instituto Serzedello Corrêa

Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES

Trecho 3 Lote 3, Centro Cultural

Brasília – DF, CEP 70.200-003

Telefone: (61) 3316-5381