Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Banco Central terá que transferir recursos da Redi-BC ao Tesouro Nacional

De acordo com decisão do Plenário, autoridade monetária tem 30 dias para efetuar a transferência
Por Secom TCU
17/04/2018

 

O Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o Banco Central do Brasil (BC) transfira, em 30 dias, para a Conta Única do Tesouro Nacional, todos os recursos financeiros que estejam disponíveis na Reserva para o Desenvolvimento Institucional do Banco Central (Redi-BC).

A decisão, tomada na sessão do dia 4 de abril, decorre do monitoramento do Acórdão 1.148/2012 – TCU-Plenário. Na mesma sessão, o colegiado também determinou que ficam mantidas na Redi-BC apenas as quantias que eventualmente sejam necessárias ao financiamento de despesas relativas aos contratos em vigor à época do referido acórdão.

A Redi-BC é formada pelas taxas cobradas dos bancos para inclusão e exclusão no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo. É considerada receita pública e as despesas feitas por meio da reserva só podem ser realizadas após a autorização prévia da Lei Orçamentária.

Em 2006, uma auditoria feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) no Banco Central identificou que os recursos da Redi-BC eram executados fora do Orçamento Geral da União (OGU). Uma fiscalização feita posteriormente pelo TCU chegou à mesma constatação e, em 2010, a Corte de Contas fez dois alertas para a autoridade monetária: que adequasse a execução das despesas feitas com recursos da Redi-BC por meio do Orçamento Geral da União; e que se abstivesse de iniciar novos projetos com recursos da reserva sem que suas despesas sejam executadas por meio do OGU. As decisões constam do Acórdão de Relação 7706/2010 – Primeira Câmara.

O Banco Central recorreu da decisão. Em 2012, o TCU ratificou sua posição e determinou que o BC transferisse ao Tesouro Nacional os recursos remanescentes da Redi-BC “com identificação de fonte específica, de forma a se determinar a origem desses recursos”. O Banco Central não efetuou a transferência integral dos valores, alegando, entre outros pontos, que não fora estabelecido prazo para tal. Em setembro de 2013, os recursos da Redi-BC somavam aproximadamente R$ 1,1 bilhão.

 

Da Redação/Secom

 

 

Serviço:

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 711/2018 - Plenário

Processo:  TC 017.710/2013-8

Sessão: 4/4/2018

Secom – IG/ca

Telefone: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

 

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300