Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Equipes do Brasil e do Chile participam de conferência sobre o trabalho no Conselho de Auditores da ONU

Primeiro treinamento presencial do grupo que atuará no “Board of Auditors” começou nesta segunda-feira (11/3). Instituição de controle chilena, cujo mandato termina em junho, participa das atividades em Brasília (DF)
Por Secom TCU
12/03/2024

TCU_098_FIG.jpg

Começou nesta segunda-feira (11/3) o primeiro treinamento presencial da equipe que atuará junto ao Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). O grupo é formado por profissionais do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e de tribunais de contas dos estados e municípios. Membros da Controladoria-Geral do Chile, instituição que atualmente ocupa a vaga que o Brasil assumirá em julho, conduzem as atividades no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília (DF).

TCU_049_FIG.jpgO presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, fez a abertura do encontro dando boas-vindas aos participantes. Ele relembrou a trajetória da candidatura do Brasil à vaga no Conselho de Auditores e destacou que a eleição por aclamação na Assembleia-Geral da ONU, em novembro passado, é fruto do reconhecimento da maturidade e da evolução dos trabalhos da Corte de Contas.

“O Brasil é famoso no mundo por ter ótimos diplomatas e queremos mostrar para o mundo que temos ótimos auditores também. Para isso, decidimos compor uma equipe bastante plural, formada por auditores do TCU e por colegas dos tribunais de contas de estados e municípios e da CGU. Este ambiente de troca é o que buscamos no sistema de controle no país”, afirmou.

O presidente reforçou que o Brasil terá a oportunidade de contribuir para dar mais funcionalidade aos trabalhos da ONU. “Acreditamos na diplomacia e na capacidade de diálogo entre os povos. Faremos auditorias financeiras com muita qualidade, faremos auditorias operacionais com muita qualidade, e teremos a chance de mostrar que conseguimos ajudar a melhorar a performance da organização”, disse Dantas.

Ao agradecer a presença dos auditores chilenos, que vieram compartilhar experiências e conhecimento com o time brasileiro, o ministro ressaltou a qualidade técnica das equipes daquele país. “Suceder o Chile é um desafio de muita envergadura. Os chilenos são conhecidos dentro do sistema ONU pelo profissionalismo e qualidade dos trabalhos. Nós teremos a tarefa de manter este padrão e ter sinergia com os colegas da França e da China, que se mantêm no conselho”, pontuou.

Chile compartilha a experiência no Conselho da ONU

Ainda durante a manhã, a diretora e o diretor-adjunto do Departamento de Auditoria da ONU na Controladoria-Geral chilena, Marta Morales e Pablo Dequero, e o chefe do backoffice no Chile, Arturo Eliseo, apresentaram o panorama do trabalho junto às Nações Unidas. Ao longo da manhã, eles explicaram o papel do Board of Auditors, como é conhecido o conselho em inglês, a lista das entidades auditadas pelo Chile e que seguirão no portfólio do Brasil, os relatórios que o conselho emite, processos de trabalho e aspectos operacionais para a execução das atividades.

“Estamos muito felizes pelo fato de o Brasil ter chegado a este posto e com isso poder dar sequência à representatividade da América Latina no Conselho de Auditores das Nações Unidas”, disse Marta Morales. “Haverá desafios, mas tenho certeza de que o Tribunal de Contas da União do Brasil tem os elementos necessários para executar o trabalho. Esta é uma oportunidade única de contribuir para aprimorar o accountability do sistema ONU”, observou Pablo Dequero.

Para o diretor de auditoria externa do TCU, Maurício Wanderley, que chefiará a missão do Tribunal em Nova Iorque, a primeira parte da conferência foi importante porque mostrou o funcionamento do trabalho no dia a dia. “O evento é uma oportunidade para a equipe conhecer os aspectos relacionados à governança do processo de auditoria dos órgãos das Nações Unidas, a partir da experiência prática do país que vamos suceder”, concluiu.

O mandato do Chile no Conselho de Auditores da ONU termina em 30 de junho. A partir de julho, o Brasil será responsável por auditar órgãos e missões de paz das Nações Unidas, entre os quais o Fundo das Nações para a Infância (Unicef), o Fundo de Pensão da ONU (UNJSPF), Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Treinamento do Conselho de Auditores da ONU 11/03/2024

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom – AW/pc

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300