Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Ex-presidente da Petrobras é multado por obstruir trabalhos de fiscalização na Repar

o TCU concluiu que o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, atrasou a entrega de documentos para encobrir possíveis ilícitos na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar).
Por Secom TCU
18/11/2016

Morosidade na entrega de documentos em auditoria do TCU indica que Sérgio Gabrielli pretendia esconder possíveis irregularidades

Desde 2009, o Tribunal de Contas da União(TCU) tem acompanhado as obras de modernização e adequação do sistema de produção da Repar, fazendo várias recomendações e solicitando aos responsáveis que apresentem documentos e registros sobre o projeto. No último dia 9, o TCU concluiu que o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, atrasou a entrega de documentos para encobrir possíveis ilícitos na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar).

Durante fiscalização do Fiscobras-2009, Gabrielli levou 8 meses para apresentar planilhas com informações básicas do empreendimento e apelou para vários recursos a fim de dificultar o trabalho dos auditores. Para o relator do processo, ministro-substituto André Luís de Carvalho, a colocação de obstáculos à entrega de documentos consistia como verdadeira política de obstrução à fiscalização do TCU.

Em sua defesa, o ex-presidente alegou uma suposta necessidade de resguardo de pretenso sigilo comercial. Porém o TCU rejeitou os argumentos e aplicou multa no valor de R$ 27.410,42.

Em seu voto o ministro ainda destaca que os fatos mostram que o ex-presidente da Petrobras pretendia esconder possíveis irregularidades. “ O TCU não pode deixar de considerar, ao apreciar os presentes autos, que a injustificada conduta do ex-presidente da empresa no sentido de se recusar a fornecer os documentos necessários à fiscalização do TCU ou de fornecê-los com atraso ou mesmo incompletos contribuiu efetivamente, na verdade, para o acobertamento dos malsinados ilícitos, merecendo a devida reprimenda por parte do TCU”, afirmou.

Leia também:

Ex-gerentes da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) são inabilitados por irregularidades em obras 03/11/16

TCU fiscaliza obras da Repar 04/09/15

Serviço:
Leia a íntegra da decisão: Acórdão 2863/2016 – TCU - Plenário
Processo: 010.546/2009-4
Sessão:  09/11/2016
Secom – DL
Tel: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300