Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Hospitais públicos maiores, estaduais e da administração indireta tendem a ser mais eficientes

TCU faz levantamento para mapear critérios de realização de auditorias futuras em unidades hospitalares públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
Por Secom TCU
13/05/2020

Quadro_resumo_padrao-01.jpg

Hospitais maiores, geridos pela administração indireta e de âmbito estadual tendem a ser mais eficientes. Essa foi a conclusão de levantamento efetuado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no mapeamento de critérios para realização de auditorias futuras.

O trabalho avaliou a eficiência de unidades hospitalares a partir de dados objetivos de insumos, como número de leitos e quantitativo de pessoal alocado, e de resultados, como quantidades de procedimentos ambulatoriais e de internações. Cada unidade hospitalar seria mais eficiente de acordo com o confronto entre os serviços prestados e os insumos necessários para tanto.

Além dos insumos e resultados, a auditoria comparou as unidades hospitalares de acordo com a região do País, o vínculo com a administração pública (direto ou indireto) e a esfera federativa (municipal, estadual ou federal).

O aumento de eficiência ocorreu quando se aumentou o porte da unidade hospitalar, quando ela era gerida pela administração indireta e estava localizada na esfera estadual. 

O Tribunal desenvolveu, assim, uma minuta de referencial básico de auditoria de eficiência das unidades hospitalares para fundamentar a escolha dos critérios para a realização de futuras auditorias de avaliação de desempenho dos hospitais.

Para o relator do processo, ministro Benjamin Zymler, “trata-se de iniciativa promissora que deverá trazer resultados relevantes para o processo de gestão da saúde pública com a identificação de gargalos produtivos e de boas práticas que possam ser replicadas por toda a rede hospitalar”.

Serviço:

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 1108/2020 – TCU – Plenário

Processo: TC 015.993/2019-1

Sessão: 06/5/2020

Secom: SG/pn

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300