Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Obras na Universidade Federal Fluminense são fiscalizadas pelo TCU

TCU realizou auditoria na Universidade Federal Fluminense (UFF) para verificar as obras dos institutos de Química e de Biologia, além do Instituto de Artes e Comunicação Social.
Por Secom TCU
17/09/2015

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria na Universidade Federal Fluminense (UFF) para verificar as obras dos institutos de Química e de Biologia, além do Instituto de Artes e Comunicação Social. O trabalho faz parte de um conjunto de fiscalizações realizadas para avaliar as ações de expansão das universidades federais e institutos do Rio de Janeiro.

O tribunal identificou indício de superfaturamento. Alguns dos preços unitários apresentados nas propostas vencedoras do certame encontravam-se acima dos valores referenciais obtidos no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), ou seja, com sobrepreço unitário.  

O TCU também identificou dano ao erário causado por ausência de critérios de aceitabilidade de preços unitários e por jogo de cronograma. Esse jogo ocorreu porque a parte mais vantajosa do contrato, do ponto de vista econômico-financeiro, foi concentrada na fase inicial da obra, com posterior abandono pela contratada, após o faturamento de poucos itens com sobrepreço. O superfaturamento identificado no Instituto de Química foi de aproximadamente R$ 2,2 milhões, equivalente a 13,31% do valor total dessa obra.

Para o relator do processo, ministro Vital do Rêgo, “os gestores detinham competência e conhecimentos técnicos para avaliar os preços ofertados, além dos riscos que a ausência dos critérios de aceitabilidade de preços unitários traria a um contrato com sobrepreço expressivo nos serviços iniciais do empreendimento”.

Além disso, os atrasos da obra resultaram em pagamento de meses adicionais de administração local. A fiscalização também identificou que o projeto básico do Instituto de Artes e Comunicação Social foi encaminhado sem os relatórios de sondagem e sem o documento que descreve o terreno com exatidão. “A formulação de projetos básicos deficientes ou incompletos é dos problemas mais graves na gestão de obras públicas”, afirmou o ministro-relator.

Como resultado, o TCU rejeitou as justificativas apresentadas pelos gestores, determinou a aplicação de multa e a conversão do processo em tomadas de contas especial para fins de ressarcimento dos prejuízos, se forem confirmados.

Além disso, foi determinado à UFF que, se for o caso, efetue o desconto integral ou parcelado da dívida nos vencimentos, salários ou proventos dos responsáveis.

 

Leia mais:

TCU fiscaliza aquisições do Hospital da Universidade Federal de Santa Maria (RS) 04/09/15

TCU determina ajustes em licitação da Universidade Federal Fluminense 16/07/15

TCU avalia governança em aquisições na Universidade Federal do Pará 15/07/15

 

Serviço:

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 2257/2015 - Plenário

Processo: 014.043/2012-2

Sessão: 9/9/2015

Secom – BA/SG

Tel: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300