Imprensa
Outubro é o mês de fazer a prova de vida para o TCU
Entre os dias 2 e 31 de outubro, os aposentados e pensionistas do Tribunal de Contas da União (TCU) precisam fazer a prova anual de vida. Essa é uma exigência legal para a continuidade dos pagamentos dos benefícios previdenciários, regida pela Portaria-TCU nº 206, de 21 de dezembro de 2020.
A prova de vida pode ser feita pelo aplicativo gov.br, sem necessidade de comparecer presencialmente ao TCU. Para isso, é preciso ter a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além do aplicativo, a prova de vida pode ser feita a distância, por meio do envio de documento comprobatório de vida. Outra opção é comparecer presencialmente à sede do Tribunal, em Brasília, ou às Representações do TCU nos estados.
Para a prova de vida a distância, não será aceito o formulário de atualização cadastral com firma reconhecida por autenticidade.
O TCU preparou uma cartilha que traz orientações detalhadas sobre cada uma das modalidades da prova de vida. O documento tem informações sobre a documentação necessária, prazos, além de um passo a passo para realização da prova de vida pelo aplicativo gov.br.
Acesse aqui a cartilha
Assista ao vídeo com o passo a passo para fazer a Prova de Vida pelo aplicativo GOV.BR:
Mais informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento de Serviços Administrativos (CASA), pelo telefone 0800 644 1500, opção 2 ou pelo e-mail casa@tcu.gov.br.