Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Senai deve anular pregão presencial, determina TCU

TCU analisou representação a respeito de possível irregularidade no edital do pregão presencial 62/2015 realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Por Secom TCU
27/10/2015

O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou representação a respeito de possível irregularidade no edital do pregão presencial 62/2015 realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O pregão teve como objeto a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de apoio à gestão estratégica da informação, sob a modalidade de fábrica de software.

A representante alegou que houve exigência indevida no edital da licitação, que demandava das licitantes, a título de qualificação técnica, atestado de parceria Oracle Silver. Para o TCU, a medida tomada pelo Senai fere o caráter competitivo do certame, pois limita o universo de possíveis concorrentes.

Além disso, na avaliação da área técnica, a exigência não representa efetiva comprovação de aptidão para o desempenho dos serviços licitados. A falta desse atestado não inviabiliza, dificulta ou compromete a qualidade da prestação dos serviços, porque não é possível afirmar que empresas possuidoras do atestado teriam maior capacidade de execução, em comparação com outras não detentoras do documento.

Em análise anterior da representação, o TCU suspendeu cautelarmente o pregão e ofereceu prazo para que o Senai se manifestasse a respeito da falha. A resposta do órgão, no entanto, não afastou a impropriedade.

O tribunal determinou ao Senai que, no prazo de 15 dias, promova a anulação do pregão presencial. O relator do processo é o ministro Weder de Oliveira.

 

Leia também:

MDA deve reformular pregão para contratação de eventos, determina TCU 17/07/15

TCU identifica falhas em pregão eletrônico do Ministério da Justiça para compra de coletes balísticos 02/07/15

MPOG deve anular pregão eletrônico para contratação de eventos, determina TCU 21/07/15

MDA deve reformular pregão para contratação de eventos, determina TCU 17/07/15

 

Serviço:


Leia a íntegra da decisão: Acórdão 2647/2015 - Plenário

Processo: 18.066/2015-1

Sessão: 21/10/2015

Secom – BA/SG

Tel: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300