Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU adere ao Selo de Igualdade de Gênero nas Instituições Públicas

Iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) representa apoio às organizações do setor público para alcançar a equidade entre homens e mulheres
Por Secom TCU
12/03/2024

Categorias

  • Relações Exteriores

Nesta terça-feira (12/3), o Tribunal de Contas da União (TCU) aderiu ao Selo de Igualdade de Gênero nas Instituições Públicas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, assinou o ofício de adesão ao processo de certificação em encontro com o representante residente do Pnud no Brasil, Claudio Providas.

Com a iniciativa, o TCU vai ampliar as ações relacionadas à igualdade de gênero, de acordo com padrões e sugestões do Pnud. “A implementação da estratégia será fundamental para o aprimoramento do caminho que temos trilhado e para criação das estruturas que darão sustentabilidade ao processo irreversível de busca pela equidade de gênero que perseguimos hoje no setor público. O investimento na pauta nos ajudará no cumprimento da nossa missão institucional e das ações previstas no nosso planejamento estratégico”, destacou o presidente.

O representante do Pnud, Claudio Providas, ressaltou a representatividade da ação para os contextos nacional e internacional. “Não é simplesmente um selo, é o começo de um processo de certificação que dá credibilidade, legitimidade e atrai resultados concretos. E no caso do TCU é diferente, porque a instituição pode impactar os tribunais subnacionais, mas também na esfera global, por meio da Intosai. São duas dimensões exclusivas, muito interessantes e específicas do TCU”, disse. A Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai) é atualmente presidida pelo TCU.

O ministro Bruno Dantas ressaltou que o Tribunal vai cumprir todas as etapas e recomendações do Pnud, no intuito de avançar e servir como fonte de inspiração para outras instituições. “Estou certo de que a adesão será grande impulsionador, não só para o avanço da agenda de gênero e diversidade no TCU, como inspiração para a administração pública brasileira e para outras instituições superiores de controle ao redor do mundo”, afirmou.

Pelo Pnud, participaram a representante residente assistente, Maristela Baioni; a oficial para os temas de igualdade de gênero e raça, Ismália Afonso; e a gerente do fortalecimento e internacionalização do TCU para promoção do desenvolvimento humano sustentável, Lívia Nogueira.

Também estiveram presentes a secretária-geral adjunta de Administração, Fabiana Ruas, a coordenadora do Comitê de Equidade, Diversidade e Inclusão, Marcela Timóteo, a secretária-adjunta de Gestão de Pessoas, Claudia Mancebo, a secretária de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável, Vanessa Lopes, a secretária de Relações Internacionais, Simone Bambini, e a analista de Relações Internacionais Brenda Rodrigues.

Entenda como funciona o processo de adesão ao selo do Pnud

Lançado em agosto de 2021, o selo representa o apoio e reconhecimento aos esforços das organizações do setor público para alcançar a equidade entre homens e mulheres. Está sendo implementado em 23 países, por mais de 100 instituições públicas.

A iniciativa é um programa que estabelece padrões e normas claras de atuação para contemplar a perspectiva de gênero no Estado. Os parâmetros e indicadores para classificar as instituições são definidos a partir dos compromissos internacionais e nacionais firmados pelos países.

A metodologia destaca os esforços de organizações públicas para avançarem na contribuição da igualdade de gênero e é dividida em cinco etapas: engajamento, diagnóstico e elaboração de plano de ação, implementação do plano, avaliação e certificação.

Ao todo, 40 indicadores avaliam a atuação institucional de maneira completa, em áreas que vão desde os ambientes de trabalho e as capacidades em igualdade de gênero, até parcerias, resultados e impactos nas políticas públicas. Os indicadores foram elaborados a partir dos compromissos em matéria de igualdade de gênero, como a Conferência Mundial da Mulher (Beijing 1995) e a Convenção pela Eliminação de Todas as Formas de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW).

O trabalho é feito em cinco áreas de desempenho, de forma interconectada. São elas:

  1.  Planejamento e gestão para a igualdade de gênero
  2.  Estrutura e competências da igualdade de gênero
  3. Ambientes de trabalho que possibilitam a igualdade de gênero
  4. Participação, parcerias e responsabilidade
  5. Resultados e impacto das políticas públicas

Acordo de cooperação técnica entre TCU e Pnud

A adesão ao selo faz parte de estratégia mais ampla de esforços para avançar no fortalecimento e internacionalização do TCU para promoção do desenvolvimento humano sustentável. O Tribunal, à frente da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), assinou em 2023 acordo de cooperação técnica com o Pnud.

O objetivo é promover atuação conjunta entre as instituições nas áreas de clima, igualdade de gênero, transformação digital e financiamento para o desenvolvimento. O acordo busca viabilizar a cooperação e fortalecer a colaboração entre a Intosai e o Pnud em áreas de interesse comum às organizações. O projeto impulsiona a atuação do Tribunal e contribui para o intercâmbio global de conhecimentos e boas práticas, alinhando-se com o compromisso firmado pelo TCU ao assumir a presidência da Intosai”, concluiu o presidente Bruno Dantas.

A ação também tem relevância em nível regional, pois representa avanço na implementação da Política de Igualdade de Gênero e Não Discriminação da Organização Latino-americana e do Caribe de Instituições Superiores de Controle (Olacefs).

A iniciativa está alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que traz a igualdade de gênero entre seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ODS 5 tem como meta "Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas".

Promoção da igualdade de gênero no Tribunal

Nos últimos anos, o TCU tem investido na promoção da igualdade de gênero, tanto no contexto administrativo, como na realização de fiscalizações. Em março do ano passado, foi instituída a Portaria-TCU 67, que disciplina o preenchimento das funções de liderança de nível estratégico-tático no Tribunal. O objetivo é manter a proporcionalidade de gênero. Neste ano, a estratégia foi ampliada com a implementação de painel que permite o monitoramento, em tempo real, do que foi definido na portaria.

O Tribunal também instituiu a Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual e a Todas as Formas de Violência e Discriminação. O documento traz diretrizes e medidas que serão adotadas para promover ambiente de trabalho seguro, digno, saudável, sustentável e livre de comportamentos inadequados. Outra ação relevante foi a criação do Comitê Técnico de Equidade, Diversidade e Inclusão como instância de referência do assunto na casa.

Em relação às fiscalizações, destacam-se auditorias realizadas com foco no ODS 5. O Acórdão 2766/2019-Plenário avaliou a preparação do governo federal para implementar as ações no Brasil. Em 2022, o TCU fiscalizou as políticas públicas de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.

Leia também:
TCU aprova política para prevenção e combate ao assédio moral e sexual

Assinatura Igualdade de Gênero PNUD 12/03/2024

 

_____________________________________________

SERVIÇO

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300