Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU detecta deficiências gerenciais em museus administrados por órgãos federais

Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) detectou falhas na administração e em quesitos de segurança em museus que estão sob a responsabilidade de órgãos ou entidades federais. Reunidos na última sessão plenária (29/5), os ministros da Corte de Contas fizeram uma série de determinações a ministérios para que, sob a coordenação da Casa Civil da Presidência da República, adotem medidas em respeito aos princípios administrativos da legalidade, da eficiência, da economicidade, da transparência, do planejamento e da prevenção de risco patrimonial.
Por Secom TCU
04/06/2019

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou ao Ministério da Educação (MEC) que, com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), adote as medidas cabíveis para elaborar um plano de ação para a implementação de mecanismos de supervisão, coordenação e orientação dos museus que estão sob a responsabilidade das universidades federais, com especial atenção à segurança dos prédios e dos acervos desses museus.

Reunidos na última sessão plenária (29/5), os ministros da Corte de Contas também fizeram uma série de determinações para que o MEC e os ministérios da Defesa, da Cidadania, da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, das Relações Exteriores, da Economia e da Justiça, além da Secretaria Especial da Cultura, adotem medidas em respeito aos princípios administrativos da legalidade, da eficiência, da economicidade, da transparência, do planejamento e da prevenção de risco patrimonial.  O trabalho das respectivas pastas deve estar sob a coordenação da Casa Civil da Presidência da República e contar com o eventual apoio técnico do Ibram.

As deliberações constam do Acórdão 1.243/2019, referente ao levantamento que teve por objetivo verificar as condições de segurança de patrimônio dos museus sob a responsabilidade de órgãos ou entidades federais – além de identificar os principais riscos e oportunidades de melhoria na gestão patrimonial e orçamentária desses equipamentos públicos. O processo que tratou da questão (041.083/2018-0) foi relatado pelo ministro-substituto André Luis de Carvalho.

Em Plenário, o ministro-relator destacou que somente 2,2% dos museus universitários teriam um plano de segurança ou de emergência, enquanto que 37% dos museus vinculados ao Ibram contariam com esse plano. “Aproximadamente 57% dos museus pesquisados não contariam com o ‘Habite-se’ [auto de conclusão de uma obra, que atesta se o local foi construído ou reformado conforme as exigências legais], cerca de 74% não contariam com vistoria do Corpo de Bombeiros e 81% não contariam com o apoio da Brigada de Incêndio”, acrescentou André Luis de Carvalho.

A realização do levantamento foi decorrente do incêndio que, no dia 2 de setembro do ano passado, destruiu as instalações e o acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro (RJ). No dia 19 de setembro de 2018, os ministros do TCU aprovaram a sugestão do então presidente do Tribunal, ministro Raimundo Carreiro, de fazer o levantamento.

destaque_museus-01-01.jpg

O levantamento foi realizado pela Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto (SecexEducação), no âmbito do TC 041.083/2018-0. Leia aqui a íntegra da decisão:  Acórdão 1.243/2019 – Plenário .

Serviço

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 124/319 -  – Plenário

Processo: 041.083/2018-0

Sessão: 29/5/2019

Secom – IG/ca

Telefone: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300