Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU determina anulação de Pregão realizado pelo Sebrae

TCU analisou representação sobre possíveis irregularidades no pregão 11/2015 para contratação de duas empresas de design gráfico, pelo Departamento Nacional Sebrae, e determinou a sua anulação
Por Secom TCU
01/12/2015

O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou representação sobre possíveis irregularidades no pregão 11/2015 para contratação de duas empresas de design gráfico, pelo Departamento Nacional do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DN).

As representantes alegaram que as empresas declaradas vencedoras não teriam comprovado os requisitos de habilitação técnica, conforme termos do edital. A fiscalização do TCU confirmou a existência de irregularidades no edital do pregão, além de falhas no planejamento da licitação.

Entre os problemas apontados pelo TCU no edital está a exigência de comprovação da execução de serviços anteriores de diagramação e a existência de cláusula de compromisso de realização mínima de 20%, pelo Sebrae-DN, do valor estimado para cada uma das vencedoras.

Pela cláusula de compromisso, o Sebrae-DN poderia executar apenas parcela do valor do contrato, que é de R$ 1,25 milhão para cada empresa. Isso significa que o contrato seria firmado para ser executado sob demanda do Sebrae, sendo oferecido aos fornecedores apenas a certeza de que o Sebrae-DN demandaria o valor mínimo de 20%, ou seja, R$ 500 mil para cada uma das duas empresas a serem contratadas.

Na avaliação do TCU, tal mecanismo poderia induzir os fornecedores a considerarem apenas esse valor mínimo para elaboração das propostas. Visto que o montante considerado é substancialmente menor que o valor do contrato, poderia haver redução dos interessados e ofertas menos interessantes, em razão do baixo ganho de escala.

O TCU entendeu, assim, que ficou configurada a hipótese de supressão de 80% do valor contratual, contrariamente ao que estabelece o Regulamento de Licitações e de Contratos do Sistema Sebrae (RLCSS). De acordo com essa regra e com as próprias normas do Sistema S, não são permitidas supressões contratuais, mas apenas acréscimos até o limite de 25%.

As falhas no planejamento da licitação foram caracterizadas pela ausência de orçamento detalhado que determinasse os quantitativos e preços unitários dos serviços licitados. O Sebrae-DN atribuiu a ausência de discriminação à imprevisibilidade da demanda dos serviços a serem contratados. Na avaliação do TCU, no entanto, os serviços objeto do pregão 11/2015 são corriqueiramente licitados pelo Sebrae e não apresentaram complexidade de serem estimados em licitações similares promovidas por outros entes da administração. Além disso, as próprias normas do Sistema S determinam que mesmo nos casos em que não seja possível estabelecer, previamente, o quantitativo exato a ser demandado, deve-se estimar as quantidades. Para o TCU, portanto, não ficou caracterizada a impossibilidade de o Sebrae-DN fazer as previsões necessárias, bastando, para isso, associar suas ações com os serviços demandados, por meio do devido planejamento.

O TCU determinou ao Sebrae-DN que, em 15 dias, anule o Pregão 11/2015 em razão da inobservância aos princípios da vinculação ao instrumento convocatório e do julgamento objetivo, bem como da presença de falhas de planejamento que impossibilitaram a vantagem do certame para o órgão.

O relator do processo é o ministro Walton Alencar.

 

Leia também:

Licitação da ANTT para transporte público no Distrito Federal e Entorno deve ser anulada, determina TCU (12/11/2015)

TCU verifica falhas em pregão eletrônico da Funasa (29/10/2015)

Município de Mirante da Serra (RO) deve anular concorrência para implantação de esgotamento sanitário, determina TCU (28/10/2015)

 

Serviço:

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 3016/2015 - Plenário

Processo: 19.615/2015-9

Sessão: 25/11/2015

Secom – AB/SG

Tel: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300