Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU induz marco para o aprimoramento da administração pública

Seguindo recomendações do tribunal, a CGU e o Ministério do Planejamento determinaram uma série de medidas para a sistematização de práticas relacionadas a gestão de riscos, controles internos e governança.
Por Secom TCU
24/05/2016

O TCU identificou, em levantamento para avaliação da governança feito no ano passado, a falta de uma gestão de risco efetiva como problema na administração direta. Para melhorar essa questão, seguindo as recomendações do tribunal, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) determinaram aos órgãos e entidades do Poder Executivo federal uma série de medidas para a sistematização de práticas relacionadas a gestão de riscos, controles internos e governança. As orientações foram publicadas no dia 11 de maio, no Diário Oficial da União, por meio da Instrução Normativa Conjunta nº1.

Os órgãos e entidades do Poder Executivo federal deverão instituir Política de Gestão de Riscos para definir como e com qual periodi­cidade os riscos serão identificados, avaliados, tratados e monitorados; diretrizes sobre a integração da gestão de riscos ao planejamento estratégico, aos processos e às políticas da organização; e como será medido o desem­penho da própria gestão de riscos. Além disso, a norma ressalta os princípios da aderência à integridade e a valo­res éticos, da clara definição dos responsáveis e de obje­tivos que possibilitem o eficaz gerenciamento de riscos. Todas essas determinações irão auxiliar também no trabalho do TCU, que poderá ser ainda mais objetivo e terá melhores critérios de avaliação.

O TCU procura desenvolver trabalhos que fo­mentam a preocupação do gestor com o gerenciamento de riscos e de controles internos na busca pelo aperfeiço­amento da gestão e otimização de resultados. Documentos elaborados em 2013, como o Referencial básico de governança e o manual 10 passos para a boa governança já citavam o gerenciamento de riscos e a instituição de mecanismos de controle interno como requisitos essenciais a boa governança. Além destes guias, outros documentos elabo­rados pelo TCU inspiraram a instrução normativa, como o estudo Crité­rios gerais de controle interno, de 2008, e o relatório técnico que tratou do índice geral de governança (iGG).

A boa técnica e o debate sobre go­vernança, controles internos e gerenciamentos de riscos, certamente induzirão mudanças profundas e positivas na administração pública federal.

 

Serviço:

Leia a íntegra da instrução normativa: Instrução Normativa Conjunta nº1

Leia a íntegra da decisão do TCU: Acórdão 1273/2015-Plenário

Secom

Tel: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300