Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU participa de audiência pública sobre segurança na CCJ do Senado

O encontro foi motivado pelos resultados do Relatório Sistêmico de Segurança Pública (Fisc Segurança), aprovado pelo Tribunal em 2015. Estão previstos quatro debates sobre esse assunto, abrangendo temas relacionados a todo território nacional
Por Secom TCU
28/09/2017

O Tribunal de Contas da União (TCU) participou de audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, no dia 19 de setembro, com objetivo de avaliar os resultados obtidos pela Política Nacional de Segurança Pública.

A audiência foi motivada pelo Relatório Sistêmico de Segurança Pública (Fisc Segurança), de relatoria do ministro do TCU José Múcio Monteiro. Estão previstas uma série de quatro debates sobre esse assunto, abrangendo temas relacionados a todo território nacional.

O presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, abriu a reunião com dados alarmantes: mata-se mais no Brasil que nas zonas de guerra. Para ele, os resultados vão surgir a partir de uma atuação conjunta das instituições. “É importante aproximar os órgãos para fazer um trabalho em benefício da sociedade”, ressaltou.

A audiência contou com palestra do titular da Secretaria de Controle Externo da Defesa Nacional e Segurança Pública do TCU, Egbert Nascimento Buarque, que ressaltou a atuação do Tribunal. “O TCU quer se inserir no debate sobre segurança pública para que haja qualidade e mais transparência nas informações produzidas e compartilhadas pelos órgãos que atuam nessa área”, frisou.

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, senador Edison Lobão, afirmou que “o Brasil vive uma crise de segurança e por isso é importante esse debate”. Já o senador Wilder Morais, relator do tema na Comissão, lembrou que a solução para segurança pública passa pela educação.

Essa primeira audiência foi realizada em caráter exploratório e as demais abordarão temas específicos relacionados à segurança pública, a exemplo do sistema prisional.

Assista à reportagem produzida pela TV Senado sobre a audiência:

 

Serviço:

Secom – U/rt

Leia a íntegra do Acórdão 1943/2016 – Plenário (Fisc Segurança)

Processo: TC 025.218/2015-8

Tel: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300