Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU participa de operação que fecha esquema de fraudes na UFSC

Os recursos recebidos pela UFSC chegam a R$ 80 milhões.
Por Secom TCU
14/09/2017

O Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) deflagraram hoje (14 de setembro), em Santa Catarina, a operação Ouvidos Moucos. As ações buscaram desbaratar um esquema criminoso que agia na aplicação de recursos públicos repassados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para cursos de Educação a Distância (EaD). Os recursos recebidos pela UFSC chegam a R$ 80 milhões.

As fiscalizações que fundamentaram a operação estão documentadas no processo TC-023.418/2017-6, de relatoria do ministro Walton Alencar Rodrigues, que autorizou a participação de servidores do TCU nas ações comandadas pela PF. As suspeitas de desvios de recursos e de falta de controle no uso de verbas federais já vinham sendo investigadas pela PF e CGU e estão sendo averiguadas no decorrer de trabalhos de auditoria realizados pela Secex-SC, no âmbito da Fiscalização de Orientação Centralizada (FOC) Universidade Aberta do Brasil, ação coordenada pela Secex-MG.

Em um primeiro momento, essas suspeitas de irregularidades se concentraram nos desembolsos para o curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância mas, na sequência, se expandiram e passaram a englobar outros cursos oferecidos pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UaB). Para recolher elementos e provas de interesse dos investigadores e interromper o ciclo de práticas criminosas, a 1ª Vara da Justiça Federal em Santa Catarina autorizou 14 buscas e apreensões, 7 prisões temporárias, 5 conduções coercitivas, além de determinar o afastamento de duas pessoas das funções públicas que exercem.

Desde a manhã, 100 policiais, divididos em 23 equipes, cumprem mandados judiciais em diversos endereços relacionados ao esquema. Além das equipes da PF e da CGU, participam das diligências auditores do TCU lotados nas unidades de Santa Catarina e Minas Gerais, assim como nas secretarias de Controle Externo da Educação (SecexEducação) e de Relações Institucionais de Controle no Combate à Fraude e à Corrupção (Seccor).

As medidas estão sendo cumpridas em Florianópolis, Itapema e Brasília. A Justiça Federal determinou, ainda, que a unidade central da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília/DF, forneça imediatamente à PF acesso integral aos dados dos repasses para os programas de Ead da UFSC.

Os indícios sob investigação apontam que professores, outros funcionários da instituição e de fundações parceiras, bem como empresários possivelmente ligados às fraudes, tenham atuado em conjunto para desviar bolsas e verbas de custeio dos programas. Em alguns casos, bolsas de tutoria foram concedidas até mesmo a pessoas sem qualquer vínculo com as atividades de magistério superior em Ead, inclusive parentes de professores que integravam o programa receberam, a título de bolsas, quantias expressivas.

A fiscalização também identificou casos de direcionamento de licitação por meio do uso de empresas de fachada na produção de falsas cotações de preços de serviços, especialmente para a locação de veículos. Um dos casos mais graves e mais bem documentados pelos investigadores mostra que professores foram coagidos a repassar metade dos valores das bolsas recebidas para colegas envolvidos no esquema.

 

Serviço:

Secom 

Tel: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300