Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU realizará auditoria na Anvisa para verificar controle do registro de medicamentos

TCU realizará auditoria operacional na Anvisa para examinar a regularidade dos procedimentos adotados na fiscalização de medicamentos, quanto a controle de registro e manutenção de fórmulas, entre outros.
Por Secom TCU
26/01/2016

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizará auditoria operacional na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para examinar a regularidade dos procedimentos adotados pela agência quanto à fiscalização de medicamentos, em relação a controle de registro, manutenção de fórmulas, efeitos esperados e segurança.

A auditoria ocorrerá por Solicitação do Congresso Nacional, que demonstrou a ocorrência de denúncias de profissionais de saúde e de consumidores, no sentido de que a eficácia do medicamento genérico seria limitada. A proposta de fiscalização (PFC) apresentada pelo Congresso também incluiu pesquisa da Associação de Consumidores Proteste realizada com médicos e consumidores, que teria demonstrado dúvidas dos profissionais de saúde em relação à eficácia dos medicamentos genéricos. A PFC menciona, ainda, haver denúncias de que alguns convênios impedem ou dificultam o fornecimento de medicamentos de marca em pacientes internados.

O TCU adotará, na auditoria, metodologia com foco na atividade operacional da Anvisa, incluindo normas e regulamentos. Entre os pontos a serem observados, estão a adequação da sistemática de controle dos medicamentos comercializados no País e a averiguação da existência e da efetividade de sistema que registra relatos de ineficácia de medicamentos. Também serão averiguados os procedimentos realizados para identificação, aplicação de sanções e retirada do mercado de medicamentos não registrados e procedimentos julgados necessários para verificar se os remédios genéricos ainda equivalem à fórmula com que foram registrados.

O relator do processo, ministro Bruno Dantas, registrou que "a matéria em questão é de extrema relevância para a saúde de toda a população brasileira" e que "a adoção de procedimentos adequados pela Anvisa no controle posterior ao registro de medicamentos é essencial para garantir que a qualidade e a eficácia dos medicamentos ofertados à sociedade sejam condizentes com os padrões esperados".

 

Leia também:

TCU analisa cumprimento de prazos da Anvisa para avaliar agrotóxicos 08/05/15

Tribunal avalia atividade de gestão de riscos da Anvisa 10/04/15

Serviço:

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 40/2016 - Plenário

Processo: 31.468/2015-2

Sessão: 20/1/2016

Secom – SG

Tel: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300