Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Tribunal de Contas da União terá veículos 100% elétricos a custo zero

Medida significa avanço na estratégia pela sustentabilidade ambiental e no cumprimento das metas do Programa de Logística Sustentável do TCU
Por Secom TCU
12/03/2024

Categorias

  • Transporte

MicrosoftTeams-image _61_.png

 

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, recebeu nesta terça-feira (12/3) dois veículos 100% elétricos para utilização institucional do TCU. A cerimônia teve a participação do presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, e do conselheiro especial da BYD no Brasil, Alexandre Baldy.

Os veículos, do modelo BYD SEAL EV, foram fornecidos por meio de chamamento público sob o regime de comodato. “O processo foi aberto para participação de todas as empresas de veículos do mundo, e a BYD foi a única a apresentar proposta”, esclareceu o secretário-geral de Administração do TCU, Marcio Albuquerque. A modalidade de contratação funciona como uma espécie de empréstimo, em que não há custo de aquisição para o Tribunal. Em breve, a BYD deve disponibilizar mais veículos para representação institucional de todos os ministros da Corte, segundo os representantes da empresa.

O objetivo é avançar na estratégia do TCU pela sustentabilidade ambiental. Para o presidente Bruno Dantas, a ação representa o alinhamento do TCU às tendências globais sobre o tema. “O uso de carros elétricos é uma forma de incentivar um novo padrão de racionalização na administração pública. Também está de acordo com as práticas de consumo sustentável estabelecidas no plano logístico do Tribunal”, explicou.

 

MicrosoftTeams-image _60_.png

 

Além de representar alternativa aos tradicionais carros movidos a combustíveis fósseis, os carros elétricos trazem diversos benefícios ao planeta. Entre eles, a redução das emissões de gases de efeito estufa; eficiência energética; melhoria da qualidade do ar; integração com energia renovável; incentivo à inovação; redução de ruídos; entre outros.

Desde 2015, o Tribunal adota ações definidas no Programa de Logística Sustentável do TCU (PLS-TCU). O plano prevê que a instituição dê preferência à utilização de tecnologias não nocivas ao meio ambiente, além de práticas de consumo sustentável, que considerem o ciclo de vida dos produtos adquiridos. O TCU também busca escolher, sempre que possível, pela execução da ação institucional que mais atenda aos requisitos de sustentabilidade.

Confira o chamamento público e o contrato na íntegra: 

  

MicrosoftTeams-image _58_.png

  

 

_____________________________________________

SERVIÇO

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300