Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Institucional

ORIENTAÇÕES AOS VISITANTES

As visitas guiadas do Projeto “Visite o TCU” podem ser realizadas apenas mediante agendamento, não sendo possível o livre passeio pelas dependências do Tribunal de Contas da União.

Ao visitante somente é concedido acesso mediante apresentação de documento com foto e número de CPF. É vedado o consumo de alimentos e bebidas, bem como a entrada de pessoas portando arma de fogo, artefato explosivo, ou trajando chinelos, bermudas, shorts, minissaias, camisetas regata ou roupas curtas semelhantes. Também não é possível o acesso acompanhado de animais – à exceção de cães-guia – ou portando objetos perfuro-cortantes, como facas ou canivetes de qualquer tipo.

Ao chegar ao edifício-sede, o grupo é reunido e conduzido, sempre que possível, ao Auditório Ministro Pereira Lira. Após breve apresentação dos participantes, os visitantes assistem a um vídeo produzido especialmente para este fim, que aborda as várias funções institucionais do Tribunal. O grupo segue então para a Sala de Sessões Ministro Luciano Brandão Alves de Souza, onde acompanha sessão plenária em andamento. Ao sair do Plenário, o grupo pode optar por visitar os jardins externos, o restaurante e/ou o túnel que conduz aos Anexos.

Durante as sessões, é terminantemente proibido o uso de telefones celulares, tablets ou similares, que devem ser mantidos em modo silencioso. Câmeras fotográficas e filmadoras não profissionais são permitidas, exceto no Plenário, durante as sessões colegiadas.

A qualquer tempo, os visitantes são bem-vindos a esclarecer eventuais dúvidas junto aos servidores responsáveis pela visita, observado o silêncio durante a visita ao Plenário.

As visitas do Projeto “Visite o TCU” podem ser feitas também nas línguas espanhol ou inglês, desde que tal opção seja informada por ocasião do agendamento, ficando sujeita a confirmação.

O contato pode ser feito pelos telefones (61) 3527-5844 / 3527-5850 ou pelo e-mail isc_sedup@tcu.gov.br.

 

Visite o Tribunal de Contas da União

Texto de página
  • Receber cidadãos em visitas monitoradas é uma honra para o Tribunal de Contas da União.
  • Visitar o complexo arquitetônico do TCU é também uma oportunidade de melhor compreender o trabalho desenvolvido pelos profissionais desta Casa e para constatar a importância do controle externo para a Administração Pública.
  • Ao conhecer o edifício-sede – planejado por Renato C. Alvarenga e construído em 1974, com projeto paisagístico de Roberto Burle Marx – e os modernos edifícios anexos, com projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer, o visitante receberá informações de servidores do TCU sobre o funcionamento desta Corte de Contas. Conduzido nas quartas-feiras, o roteiro inclui exibição do vídeo “Conhecendo o TCU” e visita ao plenário, com sessão em andamento.
  • Por questões de planejamento e organização, o Serviço de Gestão Cultural, encarregado do Programa de Visitação Monitorada, agenda grupos de visitantes de no mínimo 10 e no máximo de 50 pessoas. Para realizar o agendamento, é necessário preencher o formulário de solicitação de visitação (disponível aqui) e enviá-lo para visite@tcu.gov.br, anexando a lista completa dos participantes com nome, RG e CPF e observando o prazo de antecedência mínima de 30 dias.
  • Além das visitas monitoradas à sede e anexos do TCU, é possível visitar espontaneamente ou de  forma mediada às instalações do Instituto Serzedello Corrêa – ISC
  • Nesse complexo (ver localização), além do próprio Instituto, podem ser visitados o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, o Museu do TCU Guido Mondin com exposições abertas ao público e a Biblioteca Ministro Ruben Rosa.
  • A sua visita é muito importante. Estaremos sempre prontos para recebê-lo.
 
Texto de página

 Contatos e agendamentos:

  • Espaço Cultural Marcantonio Vilaça
    Telefones: (61) 4501-8327 - (61) 4501-8221 (agendamento Programa Educativo)
    Endereço eletrônico: espacocultural@tcu.gov.brvisite@tcu.gov.br ou espacomarcantoniovilaca@gmail.com
    Horário de Funcionamento:  segunda a sexta, das 10 às 19 horas; sábado, das 14 às 18 horas.

     

  • Museu do TCU
    Telefones: (61) 4501-7980 ou (61) 4501-4129
    Endereço eletrônico: museu@tcu.gov.br
    Horário de Funcionamento:  segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, com monitoria orientada para visitantes.

     

  • Biblioteca Ministro Ruben Rosa
    Telefones: (61) 4501-8167
    Endereço eletrônico: biblioteca@tcu.gov.br
    Horário de Atendimento:  segunda a sexta-feira, das 09:00 às 18:00
    Observação: Para o público em geral, a Biblioteca fica aberta para consulta. Empréstimos de publicações são efetuados apenas a servidores do Tribunal.