Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Conheça a marca do XIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas

A logo do encontro começa a ser divulgada nesta semana. A imagem faz referência à escultura “Os Candangos”, que simboliza os construtores de Brasília. O evento será realizado virtualmente, de 22 a 26 de novembro. A realização é do TCU em parceria com Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop).
Por Secom TCU
21/09/2021

foto 240x180_obras publicas_VV.jpgA logomarca de divulgação do XIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop) foi definida e começa a ser divulgada nesta semana. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), por intermédio do Instituto Serzerdello Corrêa (ISC), o evento será realizado virtualmente, de 22 a 26 de novembro, com transmissão gratuita e ao vivo pelo YouTube.

“Mesmo sendo um evento virtual e, portanto, sem local de realização, seguimos a tradição de prestigiar a cidade do Tribunal de Contas parceiro do evento na arte de divulgação. Fizemos referência à escultura ‘Os Candangos’, os construtores de Brasília”, explicou o presidente do Ibraop, Anderson Uliana Rolim.

Criado em 1959 pelo escultor Bruno Giorgi, a referida escultura em bronze possui oito metros de altura e está localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Inicialmente chamada de “Os Guerreiros”, o monumento homenageia os construtores da Capital do Brasil, denominados de candangos, nome dado pelos angolanos aos portugueses colonizadores de Angola. O termo, no entanto, se aplica aos trabalhadores da construção vindos de todos os recantos. Atribui-se a dois jovens pedreiros, Expedito Xavier Gomes e Gedelmar Marques, que morreram soterrados na construção da cidade planejada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

A obra se tornou reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como um patrimônio da humanidade, uma vez que a união de dois guerreiros representa o simbolismo de força e equilíbrio entre os Poderes da República.

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300