Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU divulga resultados sobre adoção do novo modelo de contas para jurisdicionados

Avaliação verificou o impacto causado nas metodologias adotadas a partir de 2018 e que envolvem a elaboração de Relatórios de Gestão (RG)
Por Secom TCU
21/10/2021

O Tribunal de Contas da União verificou o impacto causado a partir da adoção da referência internacional de Relato Integrado (RI) para a elaboração do Relatório de Prestação de Contas de Jurisdicionados. O modelo adotado se chama International Integrated Reporting Council (Conselho Internacional para Relato Integrado - IIRC na sigla em inglês) e envolve aspectos que contemplam, entre outros assuntos, os princípios da boa governança e as práticas de gestão capazes de apoiar a aplicação de recursos públicos com resultados para a sociedade.  

A avaliação foi realizada por meio de questionários aplicados aos responsáveis pela elaboração dos Relatórios de Gestão (RG) das Unidades Prestadoras de Contas (UPC), abordando quatro questões:

  • 1. Os RG seguem os elementos de conteúdo previsto no modelo de RI?
  • 2. Os RG seguem os princípios de conteúdo previstos no modelo de RI?
  • 3. O RI contribuiu para a melhora do processo de elaboração do RG?
  • 4. O RI contribuiu para a melhoria dos processos de governança e gestão da organização pública?

As Questões 1 e 2 foram objeto de uma pesquisa junto às Unidades Técnicas do Tribunal. As Questões 3 e 4 foram objeto de pesquisa enviada a 714 UPC.

PRINCIPAIS RESULTADOS

Foi acertada a decisão do Tribunal em adotar o modelo de Relato Integrado para elaboração dos Relatórios de Gestão:

•    88% dos responsáveis pela elaboração do Relatório de Gestão concordam que o modelo adotado pelo TCU contribuiu para a melhoria do processo de elaboração das contas, incluindo medidas que visam melhorar a comunicação, a coordenação e a integração entre as diversas áreas da Unidade Prestadora de Contas. 

•    85% dos responsáveis pela governança e gestão das UPC concordaram que o modelo contribuiu para a melhoria dos processos de governança e gestão da organização, incluindo a identificação mais precisa de processos, insumos e produtos que concorrem para geração de valor público, a necessidade de aprimorar o monitoramento dos indicadores de produtos e resultados gerados, preservados ou entregues à sociedade pelas atividades da organização.

Mais informações, consulte o relatório que consta do processo TC 026.334/2020-8.

Confira abaixo a evolução da prestação de contas.

coeconomia.png

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300