Imprensa
Senadores entregam ao TCU relatório da CPI da Pandemia
Os senadores da CPI da Pandemia entregaram, na manhã desta quinta-feira (28/10), à presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, uma cópia do relatório final da comissão, aprovado na última terça-feira (26/10). Também participou do encontro o ministro Bruno Dantas, vice-presidente e corregedor da Corte de Contas.
O presidente da CPI, o senador Omar Aziz (PSD-AM), agradeceu o apoio que o TCU deu aos trabalhos da comissão, que durou seis meses e resultou no pedido de indiciamento de 78 pessoas e duas empresas. “O Tribunal cedeu servidores para acompanhar a CPI e sempre foi muito parceiro”, disse.
Os congressistas esperam que o TCU dê encaminhamentos que garantam a continuidade das investigações, como o pedido para que o órgão fiscalize se houve interferência política na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), órgão consultivo do Ministério da Saúde, e no caso dos hospitais federais do Rio de Janeiro. “Apontamos indícios de má conduta, mas não tivemos tempo hábil para concluir as investigações”, disse o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão.
Também estiveram no Gabinete da ministra Ana Arraes os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Humberto Costa (PT-PE), que agradeceram o contato que o Tribunal manteve com a CPI. Além do TCU, nesta quinta-feira (28/10) os senadores entregaram o documento de 1.288 páginas à Procuradoria da República do Distrito Federal (PRDF).
A ministra Ana Arraes salientou que é obrigação do TCU zelar pelo patrimônio público, que pertence ao povo brasileiro.
Serviço
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br