Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Sumários executivos abordam auditorias no setor de gás e petróleo

Investimentos da Petrobras no mercado de gás natural e desativação de campos de petróleo e gás em alto mar são analisados a partir de auditorias realizadas pelo TCU
Por Secom TCU
08/11/2021

Estão disponíveis para consulta os sumários-executivos “Estratégia de Investimentos da Petrobras no Novo Mercado do Gás Natural” e “Descomissionamento de Instalações de Petróleo e Gás Natural Offshore”. O material foi produzido Tribunal de Contas da União e aborda, de forma simplificada, relatórios de auditorias relacionados aos temas.

O primeiro sumário-executivo, Estratégia de Investimentos da Petrobras no Novo Mercado do Gás Natural, traça o panorama da estatal para diversos segmentos, como transporte e distribuição, produção, desenvolvimento industrial, entre outros. Também foram registradas constatações que merecem a atenção da empresa e de órgãos do governo, tais como acesso a infraestruturas essenciais, investimentos e preços.

2.jpg

Já o segundo sumário, Descomissionamento de Instalações de Petróleo e Gás Natural Offshore, aborda o arcabouço jurídico que envolve a desativação de instalações de petróleo e gás localizadas em alto mar.

1.jpg

Inserida no final do ciclo de exploração e produção de petróleo e gás natural, a etapa de descomissionamento tem ganhado relevância em fóruns e eventos do setor nos últimos anos em decorrência da proximidade do fim da vida útil de alguns campos ou instalações, principalmente os que entraram em operação nas décadas de 1980 e 1990.

O material completo e outras publicações do TCU relativas ao setor de petróleo e gás natural podem ser acessadas no link Tipos | Portal TCU.

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300