Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Seção das Sessões

TCU declara inidoneidade de empresa que apresentou declaração falsa em pregão
Por Secom TCU
22/06/2022

Na sessão Plenária do dia 15 de junho último, o Tribunal de Contas da União apreciou representação sobre possíveis irregularidades em pregão eletrônico para registro de preços promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), destinado ao fornecimento de máquinas e equipamentos pesados para atender diversos municípios, associações e comunidades rurais no Estado de Tocantins.

A principal irregularidade discutida referiu-se à apresentação, por empresa licitante, de declaração com conteúdo falso a fim de obter tratamento diferenciado e favorecido dispensado a microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), haja vista que não se enquadraria nos requisitos da Lei Complementar 123/2006 para obter benefícios em licitações públicas.

O relator, ministro Bruno Dantas, destacou que, entre os benefícios estabelecidos pela mencionada lei, constam, por exemplo, o empate ficto (art. 44), a licitação exclusiva quando o valor envolvido for de até oitenta mil reais (art. 48, I) e a reserva de cota de até 25% do objeto para contratação exclusiva de ME e EPP (art. 48, III).

Salientou que, em tais hipóteses, a igualdade, a economicidade e a ampla concorrência são compatibilizadas com o princípio geral de tratamento favorecido à ME e à EPP explícito nos arts. 170, IX, e 179 da Constituição Federal. Para o relator, por equidade, concede-se tratamento desigual aos indivíduos na medida de suas desigualdades.

Ainda segundo o relator, o que confere legitimidade ao fator de discriminação entre as empresas em geral e as ME e EPP é a fragilidade de micro e pequenos empresários frente aos grandes, vez que, sob condições da mera igualdade formal, aqueles não conseguiriam se desenvolver; e os benefícios mantêm-se válidos enquanto a sua finalidade é preservada – incentivar o desenvolvimento econômico das micro e empresas de pequeno porte. Uma vez afastada a fragilidade empresarial, deixaria de existir o fator legitimador da discriminação legal.

No caso concreto, o ministro Bruno Dantas acompanhou as conclusões da unidade técnica no sentido de que a empresa não preenchia os requisitos para usufruir do tratamento diferenciado, assinalando ainda as evidências de formação de grupo econômico, com a criação artificial de um CNPJ específico de ME/EPP para obtenção indireta dos benefícios da LC 123/2006.

A respeito, lembrou que a descaracterização da condição de ME e EPP não ocorre apenas pelo descumprimento do art. 3º, § 4º, da LC 123/2006. Tal dispositivo, embora estabeleça uma lista de vedações ao enquadramento no regime beneficiado, não limita o julgador, que, diante dos fatos, pode identificar simulação para cumprimento formal da Lei, a exemplo do que restou decidido no Acórdão 2.978/2013 – Plenário (relator ministro Benjamin Zymler).

Para o ministro Bruno Dantas, declarações falsas em licitação com o fim de obter benefícios indevidos ferem o princípio constitucional da isonomia e o bem jurídico tutelado pelos arts. 170, inciso IX, e 179 da Constituição Federal e pela LC 123/2006, constituindo, portanto, fraude à licitação, tipificada no art. 337-F do Código Penal.

Ao final, o relator propôs e o Plenário acolheu, por unanimidade, considerar a representação procedente e declarar a inidoneidade da empresa fraudadora, pelo prazo de seis meses, para participar de licitações na Administração Pública Federal, bem como nos certames promovidos nas esferas estadual e municipal que sejam custeados com recursos federais.

Para maiores informações, a coluna recomenda a leitura do Voto condutor do Acórdão 1378/2022 – Plenário.  

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300