Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU finaliza análise de boletins de urna do 1º turno das eleições

Cerca de 5,8 milhões de informações foram comparadas e nenhuma divergência foi encontrada nos 4.161 boletins de urna analisados. O Tribunal também fará a verificação dos dados de hoje, relativos ao segundo turno
Por Secom TCU
30/10/2022

O Tribunal de Contas da União (TCU) finalizou, neste domingo (30/10), a análise da amostra de 4.161 Boletins de Urna (BU) do primeiro turno das eleições. Cerca de 5,8 milhões de informações foram comparadas e nenhuma divergência foi encontrada. A amostra foi selecionada aleatoriamente no dia 4 de outubro e entregue fisicamente ao TCU pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Auditores também trabalham hoje na análise das informações do segundo turno das eleições. 

O resultado da verificação do primeiro turno pode ser conferido no Painel de Avaliação da Integridade dos Boletins de Urna, criado pelo TCU para dar transparência e publicidade ao trabalho.

logo_tcu_eleicoes.png

 O cruzamento dos dados foi feito entre os boletins de urna em papel (impressos e assinados após o término da votação) e os dados utilizados pelo TSE para totalização dos votos, referentes aos mesmos boletins. Para isso, cada um deles passou pelas seguintes etapas: (i) recebimento pelo TCU; (ii) digitalização, que gerou arquivos em formato PDF; (iii) processamento dos PDF, que consiste em extrair as informações dos QR codes que constam dos boletins; (iv) e comparação com a base de dados do TSE.

Os dados foram desdobrados por município, zona, seção, cargo, partido e candidato e as seguintes informações foram comparadas: quantidade de eleitores aptos; quantidade de votos nominais; quantidade de votos de legenda; quantidade de votos em branco; quantidade de votos nulos; quantidade total de votos por cargo; e quantidade de votos destinados a candidato ou legenda. 

Entenda a auditoria realizada pelo TCU

Dividida em seis etapas, a auditoria vem sendo realizada desde 2021. O início dos trabalhos foi aprovado pelo Plenário do TCU no dia 31 de março do ano passado, depois que o ministro Raimundo Carreiro propôs a avaliação do sistema eletrônico de votação no que diz respeito à segurança, confiabilidade e auditabilidade. 

O prazo estimado para a conclusão da auditoria é março de 2023, ocasião em que serão consolidadas todas as etapas anteriores e determinado como será o monitoramento da implementação das melhorias recomendadas pelo TCU. 

Todo o trabalho vem sendo realizado com a colaboração do Tribunal Superior Eleitoral e dos demais órgãos da Justiça Eleitoral.

Etapas da fiscalização

1ª etapa – objetivos: verificar a possibilidade de auditabilidade da sistemática de votação eletrônica (Acórdão 2.522/2021-TCU-Plenário). 

2ª etapa – objetivos: analisar aspectos materiais que pudessem impactar as atividades relacionadas à votação eletrônica, como a gestão de riscos orçamentários, a gestão de riscos humanos e a segurança da informação com foco em pessoas (Acórdão 3.143/2021-TCU-Plenário). 

3ª etapa – objetivos: analisar aspectos relacionados à segurança da informação com foco em processos, procedimentos e sistemas e à gestão da continuidade de negócios (Acórdão 1.611/2022-TCU-Plenário). 

4ª etapa (relatório em revisão) – objetivos: avaliar a gestão de incidentes, a gestão de usuários e controle de acesso do TSE, a gestão de cópias de segurança de dados, o processo de desenvolvimento de software, a governança de TI da Justiça Eleitoral, a disponibilização e inspeção de códigos-fonte dos sistemas eleitorais e os Testes Públicos de Segurança (TPS). 

5ª etapa (em andamento) – objetivos: avaliar os procedimentos operacionais previstos nos normativos internos do TSE e realizados pelos órgãos da Justiça Eleitoral em todos os Estados e no Distrito Federal. No primeiro turno das eleições, foram acompanhadas as etapas de fiscalização e auditoria, carga, preparação e lacração das urnas eletrônicas e assinatura, lacração digital e testes dos sistemas eleitorais. Também foram verificados os atos antes e pós votação, como: impressão da zerésima da urna e do Boletim de Urna (BU), finalização da votação e transmissão dos resultados apurados pelas urnas. Além disso, houve acompanhamento e verificação do Teste de Integridade das urnas e verificação da integridade da apuração dos votos por meio de coleta e conferência de quantidade amostral de boletins. Esse último procedimento será repetido no segundo turno.

6ª etapa: objeto: consolidar todas as etapas da auditoria.

 

Leia também: 

TCU lança painel eletrônico para divulgar informações de auditoria feita nos boletins de urna

TCU seleciona as 4.577 seções eleitorais para amostra da auditoria no sistema eleitoral

Presidente em exercício do TCU detalha auditoria do sistema de votação eletrônica brasileiro


 

 

 

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300