Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Presidente do TCU encerra evento que defende independência das instituições superiores de controle

Em Praga, na República Tcheca, ministro Bruno Dantas, presidente do TCU e da Intosai, destaca que uma instituição superior de controle independente contribui para o melhor desempenho do setor público, crescimento econômico e justiça social de um país
Por Secom TCU
28/04/2023

_DSC5626 _2_.jpg

Membros da Organização Europeia das Instituições Superiores de Controle (Eurosai) reuniram-se esta semana em Praga, na República Tcheca, para participar do encontro de referência que busca a criação de um mecanismo proativo de defesa da independência das instituições superiores de controle (ISC). O evento foi organizado pela Intosai Development Initiative (IDI), entidade autônoma e sem fins lucrativos que apoia as ISC de países em desenvolvimento. 

DSC_6422 _1_ _1_.jpgEm reuniões dinâmicas, a programação abordou a revisão do Mecanismo de Promoção Rápida das ISC (Siram). O ministro Bruno Dantas, presidente do TCU e da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), encerrou o encontro na manhã desta sexta-feira (28/4).  

Em discurso, o ministro mostrou-se solidário aos representantes das ISC da Polônia, do Chipre, da Macedônia do Norte e de Montenegro, que vêm enfrentando constantes ameaças à independência das instituições de seus países. Ele reforçou que o Siram, implementado pela IDI, é o principal instrumento de defesa proativa das ISC em nível global e regional.

Dantas também lembrou que a independência das instituições de controle é um valor inalienável, já que uma ISC independente contribui para o desempenho do setor público e do estado de direito, além da integridade, crescimento econômico, justiça social e equidade de um país. 

Em sua fala, o ministro do TCU e presidente da Intosai, ainda frisou que as ISC são instituições fundamentais para o bom funcionamento de governos democráticos e que a independência funcional e a imparcialidade são garantidoras de respeito e de confiança não só de outras instituições, mas dos cidadãos. 

Clique e leia o discurso completo do ministro Bruno Dantas, presidente do TCU e da Intosai

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300