Fotos

[Trator]
Patrick Hajzler

[Plantação de alface]
Agência Base

[Mãos com trigo]
Maja

[Casa de Barro]
Caetano Larcerda

[Casas de Alvenaria]
Lúcia Sebe/Agência Minas

Introdução

Nesta oportunidade, o Tribunal de Contas da União – TCU desempenha, pela 75ª vez, a sua atribuição constitucional de apreciar e emitir Parecer prévio conclusivo sobre as Contas que o Presidente da República deve prestar anualmente ao Congresso Nacional.

A emissão do referido Parecer prévio pelo TCU constitui etapa fundamental no processo de controle externo da gestão pública, pois subsidia o Poder Legislativo com os elementos técnicos de que necessita para emitir o seu julgamento acerca das contas em comento.

Registro que o TCU emite Parecer prévio apenas sobre as Contas prestadas pelo Presidente da República, pois as Contas atinentes aos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, ao contrário, em vez de serem objeto de pareceres prévios individuais, são efetivamente julgadas por esta Corte de Contas, em consonância com a Decisão do Supremo Tribunal Federal, publicada no Diário da Justiça de 21/8/2007, ao deferir Medida Cautelar no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI nº 2.238-5/DF. O Relatório sobre as Contas do Governo da República contempla, também, informações sobre os demais Poderes e o Ministério Público, compondo assim todo um panorama da Administração Pública Federal.

Compõem as contas em exame os Balanços Gerais da União, o Relatório do Órgão Central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo sobre a execução orçamentária e os demais demonstrativos e relatórios exigidos pela legislação.

Nesse sentido, o Parecer prévio é acompanhado de Relatório contendo informações sobre o desempenho dos programas previstos na Lei Orçamentária Anual, bem como sobre o reflexo da administração financeira e orçamentária federal no desenvolvimento econômico e social do País.

Na parte inicial do relatório, apresento uma breve síntese sobre a performance da economia brasileira no exercício de 2009, abordando alguns dos principais dados macroeconômicos, com destaque para a inclusão de estudo comparativo da carga tributária do Brasil com a de outros países. Em face do panorama econômico que caracterizou o período em exame, são desenvolvidas, ainda, análises relacionadas a medidas adotadas pelo Governo Federal com vistas a combater os efeitos da crise econômica mundial sobre a economia doméstica.

Apresento, na sequência, análise das receitas e despesas no exercício e das ações setoriais do governo. No contexto da receita, destaca-se uma avaliação da arrecadação decorrente de multas administrativas aplicadas por diversos órgãos da Administração Pública Federal. É apresentada, no âmbito das despesas, uma avaliação circunstanciada do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, de Programas do Plano Plurianual – PPA 2008/2011 e das grandes áreas de despesa que compõem o gasto público, tais como: Seguridade Social, Educação, Segurança Pública, Meio Ambiente, Reforma Agrária, contemplando, ainda, em destaque, iniciativas relacionadas à reforma do Poder Judiciário.

Em relação aos balanços gerais apresentados, foram analisadas as Demonstrações Contábeis Consolidadas da União quanto à abrangência institucional, aos critérios e procedimentos contábeis, à apresentação e consolidação desses demonstrativos, tecendo-se, ao final, conclusões sobre o nível de evidenciação contábil na União.

O capítulo subsequente apresenta um panorama das principais ações do Governo Federal no que concerne à Reforma Agrária, contemplando, ainda, uma consolidação dos principais trabalhos de controle externo realizados nos últimos anos pelo Tribunal de Contas da União.

A propósito, a necessidade de um maior aprofundamento dos trabalhos de fiscalização do TCU nessa importante política governamental resultou em uma recomendação por mim dirigida ao Plenário em 25/4/2007 para que fosse realizada ampla Auditoria Operacional no tema em tela. Ao acolher minha sugestão, o Plenário resolveu que a questão fundiária deveria se constituir em Tema de Maior Significância – TMS, o que viabilizou a realização de diversas fiscalizações a partir de então.

No tocante às recomendações exaradas nas contas referentes ao exercício de 2008, apresento uma síntese das providências adotadas pelo governo para a correção das falhas apontadas naquele exercício.

Ao final, com o objetivo de contribuir para a observância dos princípios da legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência, eficácia e efetividade na gestão pública, são formuladas recomendações a diversos órgãos e entidades.

Assim, submeto à elevada apreciação deste Plenário, na forma prevista no Regimento Interno desta Corte, dentro do prazo constitucional, o Relatório e o Projeto de Parecer Prévio sobre as Contas prestadas pelo Chefe do Poder Executivo.

RAIMUNDO CARREIRO
Ministro-Relator

Versão Simplificada

Apreciar e emitir parecer prévio conclusivo sobre as Contas do Governo é atribuição de destaque do Tribunal de Contas da União, a ponto de ter sido evidenciada na Constituição de 1988, em seu artigo 71, inciso I, como a primeira competência desta Corte de Contas. Por meio dessa atuação, o TCU cumpre sua função constitucional como órgão técnico do Controle Externo, ao fornecer os meios de o Congresso Nacional realizar o julgamento do uso do dinheiro público.

Compõem o Relatório e Parecer Prévio das Contas do Governo da República de 2009 temas como o desempenho da economia brasileira, análise das receitas, despesas e das demonstrações contábeis da União em 2009, ações setoriais, além de recomendações e ressalvas propostas pelo TCU. O relatório contém, ainda, um capítulo especialmente dedicado a tratar das ações do governo federal relacionadas com a Reforma Agrária no Brasil.

Os arquivos abaixo compõem a versão simplificada do relatório submetido ao Plenário do TCU e visa a trazer para o público as principais questões relacionadas com a gestão do governo federal em 2009. A intenção é contribuir para o aumento da transparência da atuação governamental e para o fortalecimento do exercício do controle social.




Introdução


2. Desempenho da Economia Brasileira em 2009

2.1 Panorama Econômico Nacional e Externo
2.2 Análise do Impacto da Crise no Brasil e as Medidas Anticíclicas
2.3 Atividade Econômica
2.4 Política Macroeconômica
2.5 Relações Econômico-Financeiras com o Exterior
2.6 Dívida Pública

3. Análise das Receitas e Despesas no Exercício de 2009

3.1 Plano Plurianual – PPA 2008/2011
3.2 Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO 2009
3.3 Lei Orçamentária Anual - LOA

4. Ação Setorial do Governo

4.1 Programa de Aceleração do Crescimento - PAC
4.2 Análise dos Programas do PPA 2008/2011
4.3 Ações Setoriais

5. Demonstrações Contábeis da União

5.1 Abrangência institucional da análise
5.2 Critérios e procedimentos contábeis
5.3 Apresentação e consolidação das demonstrações contábeis
5.4 Considerações Finais

6. Áreas Temáticas – Reforma Agrária

6.1 Identificação das prioridades da Política de Reforma Agrária no Brasil
6.2 Identificação dos principais envolvidos na Política de Reforma Agrária no Brasil
6.3 Resumo das atividades desenvolvidas pelo Tribunal de Contas da União na área de Reforma Agrária

7. Recomendações do Tribunal de Contas da União nas Contas do Governo da República de 2008 e Providências Adotadas

7.1 Recomendações do TCU nas Contas do Governo da República de 2008
7.2 Conclusão sobre o Cumprimento das Recomendações do TCU nas Contas do Governo da República de 2008

8. Conclusão

9. Parecer Prévio sobre as Contas do Poder Executivo