Gestão de Pessoas

61. Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores e gestores do TCU necessários ao alcance das prioridades institucionais

Definir e implantar as trilhas de desenvolvimento técnicas e gerenciais para que o servidor tenha conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para ocupar determinadas posições e possa, assim, se desenvolver.

Indicadores:
I. Nível de maturidade de competências técnicas e de liderança; e
II. Índice de servidores que participaram de ações educacionais previstas nas trilhas de desenvolvimento.

62. Consolidar o modelo de gestão de pessoas por resultados que considera equipes distribuídas e multidisciplinares

Com a implantação do novo modelo de gestão do TCU em 2019, em especial com a necessidade de o TCU aperfeiçoar os mecanismos de gestão à distância, é importante que o TCU priorize ações relativas à gestão por resultados, visando a adoção de medidas efetivas que propiciem o aprendizado e a execução de ações que importem em real planejamento, execução, acompanhamento, avaliação e reconhecimento do desempenho dos servidores do Tribunal de Contas da União.

Alinhar a cultura organizacional e as ações dos colaboradores aos valores estabelecidos do TCU é fundamental para atingir um melhor desempenho. Para tanto, determinar padrões de comportamentos a serem seguidos e que devem ter consequências de acordo com as ações dos servidores é determinante para a consolidação do modelo definido pelo Tribunal.

Indicadores:
I. Índice de satisfação do servidor com o trabalho remoto; e
II. Índice de satisfação do gestor com o trabalho remoto.