Relacionamento Institucional

67. Aprimorar o relacionamento com atores e instituições relevantes, em especial com o Congresso Nacional, para maximizar os resultados do TCU

O fortalecimento da relação com gestores públicos, atores da sociedade civil e instituições governamentais e representações de setores da sociedade possibilita ao TCU alavancar o desempenho de suas funções constitucionais, em especial a fiscalizadora e pedagógica. A parceria com outros órgãos e instituições, por meio de acordos de cooperação, da realização de encontros e de eventos de natureza técnica propicia o desenvolvimento de iniciativas conjuntas, o intercâmbio de informações e a realização de ações de capacitação, com vistas a um melhor desempenho das funções do Tribunal, com eficiência e efetividade. As parcerias possibilitam a coordenação de ações, sejam no combate e prevenção a fraude e corrupção, seja na identificação de melhorias de processos da administração pública.

Além disso, o relacionamento com o Congresso Nacional e setores da sociedade civil organizada possibilita ao TCU esclarecer suas decisões, divulgar seus trabalhos e, em conjunto, debater os problemas do país e encontrar soluções, auxiliando a construir uma imagem positiva da atuação da atividade de controle externo a cargo do Tribunal.

Indicadores:
I. Número de proposições legislativas fundamentadas em decisões ou subsídios do TCU; e
II. Índice de percepção da imagem do TCU junto aos parceiros.

68. Comunicar as contribuições do TCU para a Administração pública e para o desenvolvimento nacional por meio de canais que favoreçam o alcance tempestivo e a compreensão por parte dos públicos-alvo

Apesar de contribuir com a Administração Pública e o desenvolvimento nacional, muitas vezes o TCU não consegue demonstrar essa contribuição. É necessário, portanto, que o TCU demonstre que o controle externo agrega valor à Administração Pública e aos serviços prestados à sociedade. A comunicação de seus resultados deve se dar de forma tempestiva e em linguagem que permita perfeita compreensão por parte dos públicos-alvo

Indicadores:
I. Índice de processos prioritários julgados divulgados a públicos específicos; e
II. Índice de trabalhos prioritários com repercussão na imprensa.