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As escolas de governo federais e suas contribuições para o alcance dos resultados das organizações públicas: o caso do Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União

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Trabalhos acadêmicos

Autor:
Adriano Cesar Ferreira Amorim
Data:
09/10/14
Áreas temáticas:
Administração do Estado Serviços Essenciais ao Estado
Palavras-chave:
Educação corporativa Planejamento estratégico
Unidades técnicas:
ISC Seplan

As escolas de governo do setor público, assim como as universidades corporativas no setor privado, ao adotar os princípios e práticas da educação corporativa, assumem como propósito principal o de promover o desenvolvimento de pessoas internas e externas à organização com foco no alcance dos resultados críticos para o negócio. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi o de avaliar em que medida a atuação do Instituto Serzedello Corrêa – ISC, escola de governo vinculada ao Tribunal de Contas da União – TCU, contribui para o alcance dos resultados dessa instituição. Para tanto, foram realizadas pesquisas documentais e aplicado um questionário de questões fechadas e abertas, respondido por gestores dessa escola de governo, com o objetivo de levantar informações sobre a atuação do Instituto e sobre os resultados dos seus programas educacionais. A partir dos dados coletados, verificou-se que o ISC oferta uma série de ações educacionais, tanto para servidores do TCU, como para servidores de outros órgãos públicos, outros órgãos de controle, e cidadãos. Busca, com isso, atuar sobre todos os atores que de forma direta ou indireta possam contribuir para os alcances dos objetivos estratégicos do TCU. Entretanto, o processo de formulação e de avaliação das ações educacionais conduzidas pelo Instituto considera muito pouco o impacto dessas ações nos resultados do Tribunal. A concepção dos programas educacionais não considera o impacto de cada ação nos resultados do TCU e conta com pouca participação das unidades de negócio e de suas lideranças. Além disso, o diagnóstico que subsidia a formulação dos programas educacionais é fortemente baseado nas demandas de capacitação das unidades e em menor medida nas competências críticas para o negócio do TCU, com pouca atenção aos planos institucionais e às informações advindas dos trabalhos de fiscalização do Tribunal. As avaliações das ações educacionais estão focadas na satisfação dos participantes com a ação educacional em detrimento das avaliações de aplicação (transferência) e de resultados. Por outro lado, os indicadores de desempenho dos programas educacionais não medem o impacto dessas ações nos resultados do TCU. A pouca preocupação com os resultados do TCU nas fases de formulação e de avaliação dos programas educacionais e a ausência de indicadores que avaliem o impacto desses programas nos resultados organizacionais dificultam realizar uma mensuração da contribuição da atuação do ISC para os objetivos estratégicos do TCU.