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Avaliação de políticas públicas a partir de um terceiro olhar: Meta-avaliação do Plano de Desenvolvimento da Educação como proposta metodológica

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Trabalhos acadêmicos

Autor:
MARIA JÚLIA VICENTE DA SILVA
Data:
31/08/20
Áreas temáticas:
Institucional Institucional
Palavras-chave:
Coletânea acadêmica Políticas públicas Plano Nacional de Educação Sistema de ensino
Unidades técnicas:
ISC

O estudo pretende realizar uma meta-avaliação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que foi lançado pelo MEC em 24 de abril de 2007, que foi implementado com o objetivo de melhorar os níveis de qualidade do ensino em todas as escolas de educação básica do país. A meta avaliação foi realizada por meio de um processo de seleção de três revisões bibliográficas, demonstrando as mudanças ocorridas na organização escolar e no ensino docente a partir da reforma educacional que foi implantada com este programa. Dessa forma, além de procurar contribuir para o debate sobre políticas de gestão, da avaliação da educação básica, das condições de realização do trabalho docente nas escolas públicas do país, esta pesquisa procura reforçar a meta-avaliação como uma proposta viável e alternativa de buscar informações para reunir mais elementos avaliativos sob a perspectiva de diferentes olhares, desde que tomadas fundamentada em um processo de escolha adequada das diferentes pesquisas.