Gestão de Riscos - Avaliação da Maturidade

gestao de riscos - avaliacao da maturidade - v2.png

Cartilhas, manuais e tutoriais

Autor:
Tribunal de Contas da União
Data:
17/01/18
Áreas temáticas:
Riscos de TI Serviços Essenciais ao Estado Administração do Estado Gestão Pública
Palavras-chave:
Tratamento de risco Gerenciamento de riscos corporativos Avaliação de riscos
Unidades técnicas:
Segecex Semec Secom

As políticas públicas devem responder às demandas sociais e apresentar um retorno condizente com o volume dos tributos arrecadados e recursos de outras fontes que oneram o cidadão de forma direta ou indireta.

As ações de governança e de gestão das organizações públicas devem buscar, de maneira integrada, entregar o melhor valor para a população. No entanto, determinar quanto risco aceitar na busca pela otimização do que é oferecido para os cidadãos constitui um desafio, pois significa prestar o serviço da melhor maneira possível equilibrando riscos e benefícios.

Um instrumento relevante para lidar com esse desafio é a gestão de riscos, processo estratégico e fundamental para as organizações do setor público. Gerenciar riscos de modo eficaz contribui para o aumento da confiança dos cidadãos nas organizações públicas ao subsidiar informações para a tomada de decisão, contribuir para um melhor desempenho na realização dos objetivos de políticas, organizações e serviços públicos e auxiliar na prevenção de perdas e no gerenciamento de incidentes.