Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Este glossário fornece definições de termos relacionados ao controle externo, notadamente no que concerne aos instrumentos de fiscalizações utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Sua concepção tem por base a necessidade de desenvolver vocabulário básico que permita entendimento comum sobre termos usualmente utilizados no âmbito do controle externo.

Os conceitos aqui fornecidos encontram-se consignados em diversos normativos do Tribunal. Considerando que a dispersão desses conceitos dificulta não só a consulta, mas, por vezes, o seu próprio entendimento, em razão de algumas distinções na forma em que são redigidos, pretende-se com este documento fomentar o uso de uma linguagem uniforme.

Nesse contexto, os conceitos registrados neste glossário devem ser preferencialmente utilizados como subsídio no desenvolvimento das ações de controle, sendo imperativa a sua utilização quando os termos relacionados forem utilizados no âmbito de normas específicas de auditoria ou complementares às Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União (NAT).