Grande-Colar do Mérito do TCU

colar.PNG

Livro, capítulo de livro, artigos, apostilas

Autor:
Tribunal de Contas da União
Data:
01/01/19
Áreas temáticas:
Institucional Institucional
Palavras-chave:
Condecoração Homenagem
Unidades técnicas:
Aceri Seses Secom MUSEU

A presente publicação eletrônica pretende manter atualizada a história do Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União, comenda entregue anualmente pelo TCU desde 2003.

A condecoração foi criada - por iniciativa, concepção e proposta do Presidente do Tribunal à época, Ministro Valmir Campelo - mediante o Acórdão nº 329/2003-Plenário, relatado pelo Ministro Benjamin Zymler e sufragado por unanimidade do Plenário, ao aprovar a Resolução-TCU nº 160/2003, que “Institui o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União”.

O Grande-Colar tem por objetivo condecorar personalidades nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos excepcionais ou por relevante contribuição ao controle externo, tornaram-se merecedoras de especial distinção.

É administrado por um conselho, composto pelo Presidente, pelo Vice-Presidente e pelos Ministros titulares, que, anualmente, fazem a indicação de até duas personalidades para serem agraciadas e, em sessão específica, as escolhem, por meio de votação secreta.

Em cada cerimônia um Ministro é incumbido pelo Presidente para falar em nome da Corte e um dos homenageados discursa pelos demais.

Esta publicação contempla uma síntese do currículo de cada homenageado, com foto dos que se fizeram presentes; a indicação daqueles que foram representados ou que receberam a honraria em nome de instituições; e um link para o vídeo da sessão de entrega das condecorações. Há, também, registro daqueles que foram contemplados post mortem. Em seguida, estão transcritos os discursos proferidos.

Estão disponíveis, ainda, listas de personalidades homenageadas por ordem alfabética; instituições homenageadas por ordem alfabética; personalidades homenageadas por estado/local de origem; personalidades homenageadas por ano de recebimento da medalha; autoridades homenageadas do Tribunal de Contas da União; ministros homenageados do Supremo Tribunal Federal; e oradores por ano.