Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

06 - Ministro Guido Mondin

06 - Ministro Guido Mondin

Ellipse 1.jpg

Nascimento: 6/5/1912

Ministro do TCU: 1975 a 1982

Presidência do TCU: 1978

Relator das Contas do Governo: 1976

Falecimento: 20/5/2000

Antecessor: Victor Amaral Freire

Sucessor: Fernando Gonçalves

Saiba mais

 

Guido Mondin foi uma figura política e um homem multifacetado, que também era conhecido por sua paixão pela arte. Brasileiro que iniciou sua carreira política em 1950, sendo eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul. Durante seu mandato, presidiu a Comissão de Obras Públicas e foi líder de sua bancada na Assembleia Legislativa. Candidatando-se a deputado federal em 1954, obteve a primeira suplência. Em 1955, foi eleito vice-prefeito de Caxias do Sul e assumiu o cargo de prefeito municipal em 1957. Em 1958, elegeu-se para o Senado Federal pelo Rio Grande do Sul.

Em 1966, candidatou-se à reeleição para o Senado na legenda da Arena, sendo reeleito e exercendo o cargo de vice-líder da Arena e do governo federal, além de terceiro-secretário da mesa do Senado. Foi vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura e membro efetivo de outras comissões importantes. Em 1975, encerrou seu mandato no Senado.

Foi nomeado pelo presidente Ernesto Geisel para exercer o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União em março de 1975, onde permaneceu até 1982, quando se aposentou. Guido Mondin, além de desempenhar suas atribuições no Tribunal, também deixou sua marca na história da instituição ao criar a bandeira, instituída pela Portaria-TCU nº 170, de 11/10/1977, e a primeira insígnia do tribunal (substituída em 2008). Seu talento para o desenho foi fundamental para a criação desses símbolos que representam a identidade e a história do Tribunal. Com sua habilidade e criatividade, Guido Mondin conseguiu criar símbolos que refletem os valores e princípios da instituição, ajudando a consolidar sua imagem perante a sociedade. A bandeira desenhada por Mondin ainda é parte integrante da identidade visual do Tribunal e um testemunho da contribuição inestimável que ele trouxe para a instituição.

      Logo.jpg                                                                               Bandeira.jpg

 

Foi lobinho no Grupo Escoteiro da Igreja São Geraldo, em Porto Alegre. Foi duas vezes Diretor-Presidente da União dos Escoteiros do Brasil. 

Era membro da Real Academia Espanhola, da Academia Argentina de Letras, da Academia Rio-Grandense de Letras, da Academia Brasiliense de Letras, da Associação Nacional de Escritores, da Academia Brasileira de Belas Artes e do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, do qual foi presidente, além de membro-fundador da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. Foi membro do Conselho do Serviço de Proteção ao Índio (atual FUNAI) e de vários conselhos públicos, além dos conselhos das Federações das Associações Comerciais e Rurais do Rio Grande do Sul.

Guido Mondin foi conhecido por muitos como um talentoso escritor de obras literárias e poeta. Ao longo de sua carreira, ele escreveu alguns livros que se destacam pela sua originalidade e criatividade. A biblioteca Ministro Ruben Rosa possui algumas das suas obras, consulte-as aqui.

Ainda em vida, foi condecorado com a medalha comemorativa do Sesquicentenário de Rui Barbosa, conferida pelo TCU, em 1999. Guido Mondin dedicou-se também à pintura de quadros. Realizou várias exposições e possui obras em museus estrangeiros. Também foi responsável pela elaboração do desenho da bandeira do Tribunal e por sua antiga logomarca. Abaixo, pinturas doadas ao Tribunal de Contas da União.

"Dispo a toga de juiz e, porque é preciso prosseguir, troco-a pela bata de pintor. A toga tem prazo; a bata é inaposentável."

Guido Mondin, em eu discurso de aposentadoria no tribunal.

 

Mondin.jpg                                                                                 Apoentadoria.jpg

            Convite da presidência (1977)                                                                                                                            Aposentadoria

   Exposto no Salão Nobre Ministro Alnerto Hoffmann                                                                                        Exposto na Sala Ministro Henrique de La Rocque

 

Doacao quadro centenario.png

 

Fontes:

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Ministros do Tribunal de Contas da União: dados biográficos: 1893-2017. 8. ed. Brasília, TCU, SGC, 2017.p. 171-174.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Portaria-TCU nº 170, de 11/10/77. Institui a bandeira do Tribunal de Contas da União. Brasília, DF, 1977.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Informativo do Tribunal de Contas da União. Brasília, DF, ano 27, nª 151, p. 1-5.

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. Guido Mondin. In:_____. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Disponível em: https://www18.fgv.br/CPDOC/acervo/dicionarios/verbete-biografico/guido-fernando-mondim. Acesso em: 26 abr. 2023.

ESCOTEIROS do Brasil: a juventude em movimento: escoteiros famosos, Disponível em: https://www.escoteiros.org.br/escoteiros-famosos-g/. Acesso em: 02 out. 2023. 

GUIDO Mondim: artista, pintor, escritor, contador, economista, empresário e político. Senatus. Brasília, v. 3, n.1, p. 8-12, abr. 2004.