Atual

A exposição Cenas Brasileiras: o modernismo brasileiro em perspectiva apresenta ao público 55 obras de 14 artistas brasileiros e internacionais, com destaque para seis telas de grandes dimensões de Candido Portinari. A curadoria propõe uma leitura crítica de diferentes vertentes do modernismo no Brasil, estruturada a partir da obra de Portinari e em diálogo com nomes como Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Cícero Dias e Salvador Dalí. Dividida em quatro núcleos — Paisagem, Urbano, Corpo e Modernismos —, a mostra investiga as transformações do país ao longo do século XX, articulando influências das vanguardas europeias com expressões culturais locais.
Instalada na Galeria Marcantonio Vilaça, no Instituto Serzedello Corrêa, a exposição integra as comemorações pelos 135 anos do Tribunal de Contas da União. Um dos destaques é a instalação audiovisual Carrossel Raisonné, que projeta cronologicamente toda a produção conhecida de Portinari, em mais de oito horas de exibição contínua — uma colaboração do Projeto Portinari, que também cedeu os direitos da obra ao TCU. A realização é fruto de parceria entre o TCU, o Banco Central do Brasil, o BNDES, o Sindilegis e o Projeto Portinari.
*Cenas Brasileiras* estará aberta ao público de 28 de maio a 30 de agosto de 2025, com entrada gratuita e classificação livre. A visitação ocorre de segunda a sábado, das 9h às 18h, e, a partir de 8 de junho, também aos domingos. Em paralelo, o Museu TCU, Ministro Guido Mondin, apresenta a mostra TCU em Dois Tempos: 135 anos de história, dedicada à trajetória institucional do Tribunal desde sua fundação até os dias atuais.