
Centro Cultural TCU apresenta a exposição Arte de Transformação
O Centro Cultural TCU inaugura, no dia 2/8, a exposição Arte de Transformação, que reúne trabalhos da fotógrafa Mila Petrillo. As obras refletem quase 30 anos de atuação da artista em projetos socioculturais de todas as regiões do país.
Os registros mostram o envolvimento de crianças e adolescentes com artes plásticas, dança, teatro e música, no contexto dos projetos socioculturais. A artista explica que essas iniciativas trazem a arte como espinha dorsal de uma profunda transformação social. “Ela não é coadjuvante no processo educativo. Ela própria - a arte - educa. São trabalhos impactantes, belos, amorosos, fortes, realizados por pessoas com enorme capacidade de doação, invenção, criação e, principalmente, amor", ressalta Mila, que com seus registros, busca também homenagear os realizadores dos projetos.
De acordo com o curador da exposição, o artista Bené Fonteles, os ensaios apontam caminhos em que a arte tem um papel não só transformador, mas também transcendente em todo o processo histórico e artístico. A partir desses registros, a exposição traz o objetivo de “continuar inspirando estes projetos socioculturais e o surgimento de outros que respondam às demandas de um Brasil cada vez mais carente de respostas”, ressalta Fonteles.
Nas obras expostas, é a cor negra que prevalece. O curador destaca que essa é uma forma de transmitir a densidade poética e estética dos ensaios fotográficos, mas também de tocar a consciência cidadã do público para questões relacionadas à colonização escravista e às heranças culturais e espirituais ameríndias, afro-brasileiras e mestiças.
Além de obras inéditas, a nova exposição traz ensaios que integram o livro Arte de Transformação, também organizado por Fonteles. Algumas das obras expostas já mereceram destaque em publicações de entidades como UNESCO, UNICEF, USAID, BID, BNDES, ANDI, Fundação AVINA e Petrobrás entre outros.
Serviço:
Arte de Transformação - Parte I, de Mila Petrillo
Curadoria: Bené Fonteles
Produção: IPCB – Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro
Abertura: 02 de agosto, 19h
Visitação: Prorrogada até o dia 3 de dezembro
Segunda à sexta, das 9h às 18 horas
Sábado, das 10h às 17 horas
Visitação para escolas: de segunda a sexta, mediante agendamento pelo telefone (61) 3527-5221.
Onde: Galeria Marcantonio Vilaça – Centro Cultural TCU
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul – Trecho 3, Brasília – DF | Telefone: (61) 3527-5221 / 3527-5381
Entrada: Gratuita | Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Sobre Mila Petrillo
Fotógrafa profissional desde 1978, transitou pelas áreas da fotografia de cena para cinema, de espetáculos de dança e teatro, reprodução de obras de arte, publicidade, fotojornalismo, especialmente na área cultural e social.
Na grande imprensa fotografou para veículos como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Folha de São Paulo, Veja, Isto é, Marie Claire, Vogue, Elle, Globo Rural, Revista Educação e Revista Nova Escola.
Fotografou momentos relevantes do movimento indígena brasileiro sendo destaque as exposições na Rio 92 e Rio + 20 e documenta de forma regular atividades de arte e educação para ONGs e instituições como : UNICEF, UNESCO, USAID, BID, UNFPA, BNDES, Fundação AVINA, ANDI, Instituto Alok, Petrobrás Social e outros
Publicou, entre outros, os livros Arte de Transformação (2007) e ATO! (2019). De 1987 para cá realizou 32 exposições individuais.
O trabalho de Mila foi reconhecido com os prêmios Ayrton Senna de Jornalismo, Amazonas de Jornalismo Cultural, Meia Sola, APAC (Associação de Produtores de Arte e Cultura do DF) e pela Comenda Carlos Gomes de Mérito Cultural DF.
Mila Petrillo é reconhecida como Jornalista Amiga da Criança pela ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência) e Fundação Abrinq.
Sobre o Centro Cultural TCU
As ações promovidas pelo Centro Cultural TCU oferecem a estudantes e ao grande público importantes oportunidades de acesso à história, à arte e a outras formas de manifestação cultural.
As exposições são atendidas pelo Programa Educativo do CCTCU, que promove a interação de alunos, professores e demais visitantes com o conteúdo expositivo para compartilharem suas experiências e pontos de vista. As atividades culturais do CCTCU também têm a aptidão e o propósito de explicar a importância do papel do Tribunal de Contas da União e de aproximá-lo dos cidadãos, a quem já se dedica em sua missão institucional de aperfeiçoamento da administração pública em benefício da sociedade.
Acesse nossas redes socias:
- Facebook da Galeria
- Instagram do Centro Cultural do TCU
Endereço
Espaço Cultural Marcantonio Vilaça
Centro Cultural do TCU/ISC
Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, Trecho 3, Lote 3, Centro Cultural, 1° Subsolo, Brasília - DF, CEP 70.200-003.
E-mail
centroculturaltcu@tcu.gov.br
Telefones
(61) 4501-4129 / 5381
Mapa
