Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Museu do Tribunal de Contas da União

Conteúdo

O Museu do Tribunal de Contas da União foi criado pela portaria n.º 19, de 27 de fevereiro de 1970, com o objetivo de preservar a memória da centenária corte de contas. Localizava-se na sala 211, na então sede do TCU, hoje anexo do Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios. Seu acervo era predominantemente composto por móveis antigos.

Na sede atual, ocupou informalmente as dependências da Biblioteca do Tribunal. Algum tempo após sua criação, foi desativado pela necessidade de espaço físico para os trabalhos da área-fim do Tribunal.

Após a realização das obras de ampliação da Corte de Contas, o Presidente do TCU, Ministro Valmir Campelo, determinou sua reinstalação. Desta feita, porém, adotou as características peculiares da museologia moderna, que faz dos museus institutos de preservação da memória de forma dinâmica e interativa.

Assim, por meio da portaria n.º 210/2004, foi restabelecido o Museu do Tribunal de Contas da União, com cerimônia de reinauguração realizada em 10 de novembro de 2004.

Em novembro de 2016 o Museu do Tribunal de Contas da União passou para as novas instalações do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), Trecho 3, Lote 3, em Brasília-DF, dotado da seguinte estrutura física:

  • Sala de exposição do Museu - 1º subsolo do Centro Cultural/ISC.
  • Serviço administrativo - 1º pavimento do Centro Cultural/ISC.
  • Reserva técnica – 2º subsolo do Centro Cultural/ISC.

FUNCIONAMENTO

O Museu funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 10h às 18h, e dispõe de equipe de mediadores para os visitantes.

Para visitar virtualmente nossa atual exposição, Percursos da Saúde no Brasil - A Contribuição do TCU, clique aqui.

ACERVO

O acervo do Museu do Tribunal de Contas da União é composto por itens relacionados à história centenária da instituição. Dentre eles, podemos destacar documentos, mobiliário e equipamentos de época, medalhas e condecorações.

Endereço

Museu do Tribunal de Contas da União

Instituto Serzedello Corrêa - ISC

Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, Trecho 3, Lote 3, Centro Cultural, 1° Subsolo, Brasília - DF, CEP 70.200-003.

E-mail

museologia@tcu.gov.br

Telefones

(61) 3527-5381

 

E-mail:

centroculturaltcu@tcu.gov.br

Telefones:

(61) 4501-4129 / 5381

Agendamento de visitas mediadas: (61) 3527 5251

Mapa:

ISC_Mapa_C.png