Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Museu do Tribunal de Contas da União

Conteúdo

Programa educativo


O Programa Educativo do Museu do Tribunal de Contas da União é um instrumento de mediação entre os visitantes e o conteúdo histórico presente nas exposições.

O Programa Educativo é composto por atividades de mediação e material pedagógico sobre o tema abordado nas exposições. A mediação, quando solicitada pelo visitante ou por escola agendada, é mais um recurso facilitador entre o visitante e a história do Tribunal de Contas da União.

Para mais informações sobre o agendamento, ligue (61) 3527 5221 | 5036 ou contacte pelo e-mail programaeducativo@tcu.gov.br

 

----

Catalogação de acervo

O acervo do Museu do TCU Ministro Guido Mondin é composto por aproximandamente 7 mil bens, que contam a história dessa instituição centenária.

Composta por móveis, documentos, fotografias, indumentárias, quadros, medalhas, livros, equipamentos tecnológicos, entre outros objetos, a coleção do Museu conta com três reservas técnicas e duas auxiliares de conservação para salvagardá-la.

A catalogação do acervo se dá de duas formas: fichas catalográficas físicas e pelo banco de dados Museion, sistema informatizado desenvolvido pela STI/Seade juntamente com o Museu do TCU.

O Museion está sob coordenação da equipe de Museologia do Centro Cultural TCU e facilita a recuperação rápida das informações sobre as peças que se encontram nas reservas técnicas. 

 

--

Cadastro de patrimônio candidato

Se você possui algum documento, foto ou mesmo objeto, que acredita poder fazer parte da memória e do patrimônio do Tribunal de Contas da União, entre em contato conosco através do e-mail museologia@tcu.gov.br.

A equipe de museologia, em parceria com a equipe de pesquisa histórica do Centro Cultural do TCU é responsável pela avaliação dos bens candidados a fazerem parte do acervo do Museu do TCU.

Atenção!

Devido à pandemia do Covid-19, o Centro Cultural TCU não está recebendo candidatura de bens para o acervo do Museu.

-- 

Consulta ao acervo

Com o objetivo de aproximar o cidadão da história do Tribunal de Contas da União, o acervo do Museu do TCU, por meio do banco de dados Museion, permite acesso aos objetos de sua coleção.

Clique aqui para acessar ao Museion.

O atendimento ao público e ao pesquisador em relação ao acervo do Museu do TCU deve ser feito pelo museologia@tcu.gov.br .