Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Museu do Tribunal de Contas da União

Conteúdo

O Museu do Tribunal de Contas da União foi criado pela portaria n.º 19, de 27 de fevereiro de 1970, com o objetivo de preservar a memória da instituição. Localizava se na sala 211, na então sede deste Tribunal, hoje anexo do Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios. Seu acervo era composto, predominantemente, por móveis antigos.

Ocupou, na sede atual, as dependências da Biblioteca de maneira informal. Foi, então, desativado, algum tempo depois de sua criação, pela falta de espaço físico para os trabalhos da área fim do Tribunal.

Após a realização de obras de ampliação da Corte de Contas, o Presidente do TCU, Ministro Valmir Campelo, determinou sua reinstalação. Desta feita, porém, com as características peculiares da museologia moderna que faz os museus institutos de preservação da memória de forma dinâmica e interativa.

Assim, por meio da portaria n.º 210/2004, foi restabelecido o Museu do Tribunal de Contas da União, com cerimônia de reinauguração realizada em 10 de novembro de 2004.

Em novembro de 2016 o Museu do Tribunal de Contas da União passou para as novas instalações do Instituto Serzedello Corrêa - ISC, no Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, Trecho 3, Lote 3, Centro Cultural, Brasília - DF, com a seguinte estrutura física:

  • Sala de exposição do Museu - 1º subsolo do Centro Cultural/ISC.
  • Serviço administrativo - 1º pavimento do Centro Cultural/ISC.
  • Reserva técnica – 2º subsolo do Centro Cultural/ISC.

FUNCIONAMENTO

O Museu funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 10:00 as 18:00h, e dispõe de programa de monitoria orientada para os visitantes.

Em respeito à protocolo de segurança relativo ao Covid-19, as visitas ao Centro Cultural TCU ocorrem somente com agendamento prévio. Agende sua visita aqui

ACERVO

O acervo do Museu do Tribunal de Contas da União é composto de itens relacionados à história centenária da instituição. Dentre estes, podemeos destacar documentos, mobiliário e equipamentos de época, medalhas e condecorações.