Combate a fraude e corrupção

 

A principal missão do Tribunal de Contas da União (TCU) é aprimorar a gestão pública. Uma das formas de atingir este objetivo é por meio do combate à fraude e corrupção.

A indução à melhoria nos processos internos dos órgãos públicos, por meio de fiscalizações, impacta positivamente a prevenção à corrupção ao reforçar as linhas de defesa das instituições. E mesmo a expectativa de controle gerada pela atuação do Tribunal ajuda a coibir eventuais malfeitos.

Nos últimos anos, o TCU aprimorou as ferramentas utilizadas no combate a esse mal que assola o País e prejudica o bem-estar dos brasileiros. O Tribunal passou a incorporar a detecção de fraude e corrupção nas rotinas de auditoria; aumentou o esforço de auditoria em processos com indícios de corrupção; e intensificou a cooperação com órgãos da rede de controle, como Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Transparência, Advocacia-geral da União, entre outros.

Para sistematizar esta atuação, em janeiro de 2016 foi criada a Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura (SeinfraOperações), para atuar em fiscalizações na área de infraestrutura que tenham objeto conexo à Operação Lava Jato ou a outras operações que exijam intercâmbio com instituições de controle. Em 2017, o TCU passa a contar com uma secretária específica para o combate à fraude e corrupção, a Secretaria de Relações Institucionais de Controle no Combate à Fraude e Corrupção (Seccor), que tem como responsabilidade a articulação com os demais órgãos da rede de controle, além de sistematizar e articular a atuação do Tribunal no combate à fraude e corrupção.

Assim, o TCU reforçou sua participação na detecção da fraude e corrupção como foco de fiscalizações e maximizou sua contribuição com os órgãos de controle na busca por indícios e provas que levem à punição de agentes públicos e empresas mal-intencionadas.

transmissão das sessões

Referencial de combate a fraude e corrupção

Leia aqui a segunda edição atualizada com o que há de mais novo nesse combate

auditoria_TCU.jpg

Auditoria do TCU

Mapeia risco de exposição à fraude e corrupção na administração pública e sugere melhorias

lava-jato.jpg

Lava-Jato

Conheça a contribuição do Tribunal de Contas da União para a operação

Notícias