Gestão de conteúdos no Portal

Missão

Atuar como meio de comunicação eficiente na divulgação das ações do Tribunal de Contas da União em benefício da sociedade.

 

Objetivos

  • Prestar serviços à sociedade;
  • Promover a transparência das ações do TCU;
  • Oferecer conteúdos atualizados e de forma interativa;
  • Promover o acesso aos conteúdos e serviços com base em normas de acessibilidade e usabilidade;
  • Padronizar e integrar as informações geradas pelo TCU;
  • Aprimorar a comunicação entre servidores, parceiros e cidadãos. 
     

 

Princípios

Foco nas pessoas

As informações estão organizadas por perfis de interesse e temas, de forma a oferecer ao usuário diferentes alternativas de acesso às áreas de atuação, produtos, serviços e publicações.

Os temas tratados no âmbito do Tribunal são apresentados como Comunidades de Prática, para promover o compartilhamento de conhecimentos com fóruns de discussão, bibliotecas digitais temáticas e ferramentas de produção de textos coletivos.
 
Padronização visual, acessibilidade e usabilidade

A interface e as estruturas de navegação do Portal priorizam a acessibilidade e a usabilidade, com o intuito de aperfeiçoar as experiências interativas dos usuários. A composição gráfica e as funcionalidades visam atender às especificações ergonômicas e de acessibilidade do World Wide Web Consortium (W3C) e da organização Acessibilidade Brasil, além das demandas de adequação para sítios institucionais estabelecidas pela política de Governo Eletrônico (e-Gov), que indicam a necessidade de facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais.

Gestão de conteúdos sistematizada

As informações, produtos e serviços são publicados no Portal pelas próprias unidades do TCU, de forma descentralizada.

Interoperabilidade

O armazenamento dos dados é feito de acordo com padrões internacionais, de forma a permitir o compartilhamento de informações entre sistemas da Administração Pública e de outros parceiros.