Gestão do Conhecimento

O Vocabulário de Controle Externo do TCU (VCE) é uma ferramenta para padronizar e tratar informações técnicas e conferir mais agilidade e precisão na recuperação de informações dos sistemas do TCU.

Trata-se de um tesauro com cerca de 16.000 descritores (temas, entidades e localidades) que está disponível para instituições cuja área de atuação envolva o controle das contas públicas.

O instrumento busca uniformizar a terminologia dessa área facilitando o intercâmbio de informações entre sistemas e bases de dados, contribuindo para a integração entre eles.

O VCE também é uma importante ferramenta de uso colaborativo. Está em curso a construção de um vocabulário comum aos Tribunais de Contas do Brasil, a partir do VCE e do Tesauro de Contas do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). As duas entidades, em parceria, coordenam a elaboração do Tesauro de Contas Nacional .

O Tesauro do TCU está em constante processo de integração com sistemas corporativos e departamentais do Tribunal, com o objetivo de otimizar a indexação e a recuperação de informações. Além disso, está em fase final de construção um WebService de uso público, que poderá ser usado para integrá-lo a qualquer sistema. O VCE é desenvolvido e atualizado pelo Serviço de Gestão de Conhecimento. Se quiser saber mais, basta enviar e-mail para gco@tcu.gov.br.