Programa de capacitação dos servidores públicos

1. Como me inscrevo em um curso ofertado a servidores públicos?

Você precisa cadastrar-se no Portal TCU, seguindo as orientações contidas no próprio portal.
Realizada sua autenticação (campos “Nome de Usuário” e “Senha”), você poderá se inscrever no(s) curso(s) desejado(s).
Vá até a aba GESTOR PÚBLICO e escolha um dos cursos disponíveis.
Ao final da sua inscrição, aparecerá na tela a mensagem: “Inscrição realizada com sucesso!”.
Isso significa que sua inscrição foi efetivada, mas sua matrícula ainda não está garantida.
Alguns dias antes do início do curso, o TCU enviará a confirmação de sua matrícula, por e-mail. Para saber a data prevista de envio da confirmação, basta acompanhar as informações no Portal TCU, aba “Gestor Publico”.
Mas atenção!!! Será necessário inscrever-se novamente no(s) curso(s) pretendido(s), pois não há lista de espera!

2. Gostaria de saber se estou inscrito no curso. Como faço?

Assim que você se inscreve no curso, você recebe em seu e-mail cadastrado uma confirmação de inscrição. Olhe também na sua caixa de spam, muitas vezes seu e-mail possui um filtro que manda a confirmação para lá.

3. Gostaria de saber em qual turma estou matriculado. Como faço?

Alguns dias antes do início do curso, você receberá um e-mail com sua Confirmação de Matrícula, que trará várias informações sobre o curso, a turma e como acessar. Para saber a data prevista, basta acompanhar as informações do curso no Portal TCU, aba “Gestor Publico”.

4. Como obter a minha confirmação de matrícula?

Não é o aluno que faz a Confirmação. A Confirmação da Matrícula será enviada para o e-mail informado por ocasião de seu cadastramento no portal, alguns dias antes do início do curso. Para saber a data prevista, basta acompanhar as informações do curso no Portal TCU, aba “Gestor Publico”.

5. Não lembro a minha senha de autenticação no Portal do TCU.

Acesse o portal e clique na opção “Alterar senha”. A seguir, informe os dados solicitados e clique em “Enviar nova senha por e-mail”.
Você receberá, no e-mail informado por ocasião de seu cadastro original no portal, uma nova senha e orientações para ativá-la.
Caso você encontre algum problema com a nova senha, entre em contato conosco pelo telefone gratuito 0800 644 1500, opção 2 (suporte à informática). Após identificar-se, informe ao atendente sua necessidade, ressaltando que se trata de um problema com sua senha de autenticação no Portal TCU, para que sua demanda seja endereçada corretamente à área responsável.

6. Como faço para acessar o curso no AVEC – Ambiente Virtual?

O curso já começou?
Se não começou, espere o início do curso para poder acessar.
Se já começou:
Para chegar ao AVEC-TCU:
1. Digite na barra de endereços de seu navegador de internet o endereço eletrônico abaixo. Você pode ainda copiá-lo e colá-lo em seu navegador.
https://contas.tcu.gov.br/avec/
2. Você será direcionado(a) para a tela inicial do AVEC-TCU.
Para acessar a área interna do AVEC-TCU
3. No canto superior esquerdo da tela do AVEC-TCU, você deverá preencher os campos:
 “Nome de usuário” e “Senha”.
4. IMPORTANTE: Seu “Nome de usuário” e “Senha” são os mesmos que você utilizou quando se cadastrou no Portal do TCU, para realizar a inscrição em nosso curso a distância.
Portanto, os campos deverão ser preenchidos da seguinte forma:
4.1. “Nome de usuário”: x + CPF (digite a letra “x” seguida do número de seu CPF, sem pontos e sem traço);
4.2. “Senha”: digite a mesma senha que você cadastrou junto ao Portal do TCU.

7. Não lembro a senha para acessar meu curso no AVEC – Ambiente Virtual.

Acesse o Portal TCU e clique em “Educação a Distância”. A seguir clique em “Perdeu a senha?” e depois em “Enviar nova senha por e-mail”. Informe os dados solicitados. Siga as orientações encaminhadas a seu e-mail. Lembre-se que seu usuário é sempre: x + CPF (digite a letra “x” seguida do número de seu CPF, sem pontos e sem traço).

8. Minha conta está bloqueada. O que devo fazer?

Após digitar incorretamente 3 vezes sua senha, ou por alguma inconsistência na validação dos dados, sua conta é automaticamente bloqueada. Você deve entrar em contato com o 0800 644 1500, opção 2, para desbloquear a conta e solicitar uma nova senha. O desbloqueio só ocorrerá no dia seguinte.

9. Gostaria de cancelar minha matrícula. Como faço? Haverá penalização?

Entre em contato com a Equipe de Monitoria nos cursos dos quais deseja obter o cancelamento de matrícula. Para isso, procure no ambiente do curso a área “Equipe de Monitoria”, clique em “Fale com a Monitoria” e acrescente um novo tópico para sua solicitação.
A equipe de monitoria encaminhará seu pedido aos coordenadores, que processarão o cancelamento.
Não haverá penalização alguma!

10. Não concluí o curso. Posso refazê-lo? Posso fazer outro curso?

Sim, você pode refazê-lo. O objetivo do curso é instruir gestores e servidores públicos. Se você tem interesse e disposição para aprender, pode fazer outro curso, ou mesmo, refazer aquele que não conseguiu concluir.

11. Não quero receber e-mails com as mensagens dos cursos. Estão enchendo minha caixa postal. O que faço?

Você deve entrar em contato com a Equipe de Monitoria do curso.
Você receberá instruções de como receber ou parar de receber e-mails com as mensagens postadas nos fóruns de discussão.
As mensagens colocadas no "Quadro de Avisos" você receberá sempre, mas nos outros fóruns existe a opção de suspender o recebimento.

12. Quero mudar meu e-mail. Como faço?

Para alterar o e-mail no cadastro do portal do TCU, por favor, siga o procedimento a seguir:
1. Na página do portal do TCU, do lado direito, clique em Minha Conta.
2. Coloque seus dados se ainda não tiver efetuado o login na página inicial.
3. No canto superior esquerdo, clique em "Configurações Pessoais", então clique em "Alterar meus dados".
Lembre-se: Você não poderá alterar usuário, nem CPF.

13. Como devo proceder em caso de alteração de dados cadastrais? Ex.: Nome, Lotação.

Entre em contato com o suporte à informática, pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2.
Após identificar-se, informe ao atendente sua necessidade, ressaltando que se trata de alteração no cadastro do Portal TCU, para que sua demanda seja corretamente endereçada à área responsável.

14. Terminei o curso, obtive a nota mínima, mas não encontro o Certificado.

Os certificados só estarão disponíveis 20 dias após o encerramento do curso. Já se passaram 20 dias do encerramento do curso? Se ainda não, aguarde o prazo. A equipe de monitoria irá colocar um aviso no “Quadro de Avisos” quando os certificados ficarem prontos.

15. Como obter o certificado do curso?

Uma vez concluído o curso e tendo alcançado a nota mínima exigida para aprovação (vide guia do participante disponível no ambiente do curso), siga os passos abaixo:
1. Acesse o Portal TCU (www.tcu.gov.br);
2. Na página principal do Portal TCU, clique na aba "Gestor Público" (localizada na parte superior da página);
3. Na página que foi aberta ("Gestor Público"), clique em "Meus Eventos";
4. Entre com seu "Login" (X + seu CPF) e sua "Senha", cadastrados junto ao TCU no momento em que você realizou sua inscrição para o curso;
5. Nesta página constarão todas as ações educacionais promovidas pelo TCU nas quais você participou. Ao lado do curso realizado, clique em "Gerar Certificado".
Os certificados possuem autenticação eletrônica (código alfa-numérico) e, por isso, não é necessária a assinatura manual do Diretor-Geral do Instituto Serzedello Corrêa.

16. Meu nome ou meus dados estão errados no Certificado. Como solicitar a correção?

Você deve entrar em contato com o 0800 644 1500, opção 2, e solicitar a correção na base de dados do Portal do TCU e, também, deve enviar um e-mail para isc_secretaria@tcu.gov.br, informando o problema, para que efetuem a correção no cadastro do participante do curso.

17. Como autenticar ou validar meu Certificado? Existe algum lugar para fazer a autenticação?

Na página inicial do Portal do TCU, procure por “PRODUTOS E SERVIÇOS”. Em Sistemas, clique em “Autenticação de certificados de treinamento”.

18. Fiz meu cadastro no portal, mas não recebi a chave de acesso ou o link está com defeito. Como devo proceder?

Entre em contato com o suporte à informática, pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2.
Após identificar-se, informe ao atendente sua necessidade, ressaltando que se trata de um problema de cadastro ou autenticação no Portal TCU, para que sua demanda seja corretamente endereçada à área responsável.

19. Posso me inscrever para mais de um curso?

Sim, mas recomendamos que faça um curso por vez para melhor aproveitamento. 

20. Quando farei as avaliações?

No ambiente do curso, você encontrará um cronograma informando as datas das provas, atividades, avaliações e pesquisas de satisfação.
Resaltamos que é importante ficar atento também ao manual que explica a forma de cálculo das avaliações para a composição da Nota Final.

21. Tentei me cadastrar, mas o meu CPF já está cadastrado no  Portal TCU.  Não lembro o login de usuário e nem a senha. Como devo proceder?

Lembre-se que seu login de usuário é sempre xCPF (a letra x seguida do seu CPF sem pontos nem traço). Você pode digitar seu login e pedir para “alterar a senha”. Uma nova senha será enviada para seu e-mail.
Caso isso não resolva o problema, entre em contato com o suporte à informática, pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2.
Após identificar-se, informe ao atendente sua necessidade, ressaltando que se trata de um problema de cadastro ou autenticação no Portal TCU, para que sua demanda seja corretamente endereçada à área responsável.

22. Preciso acessar o curso no mínimo 1h e meia por dia ou 30 h no total?

Na modalidade de ensino a distância (EaD), o participante é quem monta seu horário de estudos.
A carga horária diária recomendada é apenas uma estimativa de quanto tempo um participante necessitará se dedicar ao curso para ter um melhor aproveitamento.
Seu tempo de acesso não será monitorado.
Ressaltamos a importância de estar atento à realização das atividades dentro dos prazos informados no cronograma do seu curso.

23. Quando fui me inscrever, não encontrei o órgão em que estou lotado. Como devo proceder?

Selecione um órgão mais abrangente ao qual sua unidade está subordinada.
Caso não encontre esta unidade, escolha a opção “OUTROS” e nos informe posteriormente, pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 1, para que possamos atualizar nosso cadastro.

24. Não sou servidor do TCU, mas gostaria de fazer cursos ofertados pelo ISC.

Para servidores externos ao TCU, disponibilizamos os cursos dentro do Programa Diálogo Público e os cursos autoinstrucionais “Conhecendo o TCU”, “Introdução ao Controle Externo” e “Introdução à Fiscalização no Controle Externo”.  As informações de cursos para servidores públicos estão disponíveis no Portal TCU (www.tcu.gov.br), na aba “Gestor Público”, e os cursos autoinstrucionais estão disponíveis no ambiente virtual de educação corporativa do TCU, no link “Educação a Distância”, da seção “Educação e Cultura” do Portal TCU.

25. Não sou servidor público, posso me inscrever?

Os cursos foram estruturados especificamente para servidores públicos (de quaisquer naturezas: civil e militar, dos três poderes, e das três esferas de poder), logo, para poder participar, a pessoa deve fazer parte de um órgão público, podendo ser ocupante de um cargo efetivo ou comissionado. Para não-servidores oferecemos os cursos autoinstrucionais.

26. Como me inscrevo em um curso autoinstrucional (Conhecendo o TCU ou Introdução ao Controle Externo ou Introdução à Fiscalização no Controle Externo)?

Primeiramente, você precisa cadastrar-se no Portal TCU, seguindo as orientações contidas no próprio portal.
Em seguida, na página inicial do Portal do TCU, clique em “Educação a distância”, e informe seu login e senha, e selecione o curso desejado.
Informamos que não fornecemos certificado referente à participação em nossos cursos autoinstrucionais.

27. Fiz o curso autoinstrucional (Conhecendo o TCU ou Introdução ao Controle Externo ou Introdução à Fiscalização no Controle Externo) e gostaria de receber um certificado.

O Instituto Serzedello Corrêa (ISC) não emite certificado de participação em cursos autoinstrucionais.

28. Não encontrei uma solução para o meu problema. Como devo proceder?

Problemas relacionados a cadastro e/ou autenticação no Portal TCU devem ser tratados por meio do telefone gratuito 0800 644 1500, opção 2 (suporte à informática).