Visite o Tribunal de Contas da União

Visitar o complexo arquitetônico do TCU é também uma oportunidade de melhor compreender o trabalho desenvolvido pelos profissionais desta Casa e para constatar a importância do controle externo para a Administração Pública.

Ao conhecer o edifício-sede – planejado por Renato C. Alvarenga e construído em 1974, com projeto paisagístico de Roberto Burle Marx – e os modernos edifícios anexos, com projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer, o visitante receberá informações de servidores do TCU sobre o funcionamento desta Corte de Contas. Conduzido nas quartas-feiras, o roteiro inclui exibição do vídeo “Conhecendo o TCU” e visita ao plenário, com sessão em andamento.

Além das visitas monitoradas à sede e anexos do TCU, é possível visitar espontaneamente ou de forma mediada às instalações do Instituto Serzedello Corrêa – ISC. Nesse complexo , além do próprio Instituto, podem ser visitados o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, o Museu do TCU Guido Mondin com exposições abertas ao público e a Biblioteca Ministro Ruben Rosa.

A sua visita é muito importante. Estaremos sempre prontos para recebê-lo.

Instituto Serzedello Corrêa – ISC Biblioteca Ministro Ruben RosaEspaço Cultural Marcantonio VilaçaMuseu Guido Mondin

Orientações aos visitantes

As visitas guiadas do Projeto “Visite o TCU” podem ser realizadas apenas mediante agendamento, não sendo possível o livre passeio pelas dependências do Tribunal de Contas da União.

Ao visitante somente é concedido acesso mediante apresentação de documento com foto e número de CPF. É vedado o consumo de alimentos e bebidas, bem como a entrada de pessoas portando arma de fogo, artefato explosivo, ou trajando chinelos, bermudas, shorts, minissaias, camisetas regata ou roupas curtas semelhantes. Também não é possível o acesso acompanhado de animais – à exceção de cães-guia – ou portando objetos perfuro-cortantes, como facas ou canivetes de qualquer tipo.

Ao chegar ao edifício-sede, o grupo é reunido e conduzido, sempre que possível, ao Auditório Ministro Pereira Lira. Após breve apresentação dos participantes, os visitantes assistem a um vídeo produzido especialmente para este fim, que aborda as várias funções institucionais do Tribunal. O grupo segue então para a Sala de Sessões Ministro Luciano Brandão Alves de Souza, onde acompanha sessão plenária em andamento. Ao sair do Plenário, o grupo pode optar por visitar os jardins externos, o restaurante e/ou o túnel que conduz aos Anexos.

Durante as sessões, é terminantemente proibido o uso de telefones celulares, tablets ou similares, que devem ser mantidos em modo silencioso. Câmeras fotográficas e filmadoras não profissionais são permitidas, exceto no Plenário, durante as sessões colegiadas.

A qualquer tempo, os visitantes são bem-vindos a esclarecer eventuais dúvidas junto aos servidores responsáveis pela visita, observado o silêncio durante a visita ao Plenário.

As visitas do Projeto “Visite o TCU” podem ser feitas também nas línguas espanhol ou inglês, desde que tal opção seja informada por ocasião do agendamento, ficando sujeita a confirmação.

Agendamento de visitas

Por questões de planejamento e organização, o Serviço de Gestão Cultural, encarregado do Programa de Visitação Monitorada, agenda grupos de visitantes de no mínimo 10 e no máximo de 50 pessoas.

Para realizar o agendamento, é necessário preencher o formulário de solicitação de visitação (disponível aqui) e enviá-lo para visite@tcu.gov.br, anexando a lista completa dos participantes com nome, RG e CPF e observando o prazo de antecedência mínima de 30 dias.

Complexo arquitetônico do TCU

Telefones: (61) 3527-5844 / 3527-5850

Endereço eletrônico: visite@tcu.gov.br e isc_sedup@tcu.gov.br

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10 às 19 horas; sábado, das 14 às 18 horas.

Espaço Cultural Marcantonio Vilaça

Telefones: (61) 4501-8327 - (61) 4501-8221 (agendamento Programa Educativo)

Endereço eletrônico: espacocultural@tcu.gov.br, visite@tcu.gov.br ou espacomarcantoniovilaca@gmail.com

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10 às 19 horas; sábado, das 14 às 18 horas.

Museu do TCU Guido Mondin

Telefones: (61) 4501-7980 ou (61) 4501-4129

Endereço eletrônico: museu@tcu.gov.br

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10 às 18 horas, com monitoria orientada para visitantes.

Biblioteca Ministro Ruben Rosa

Telefones: (61) 4501-8167

Endereço eletrônico: biblioteca@tcu.gov.br

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h (na segunda quinzena de dezembro e primeira de janeiro até às 18h), na biblioteca da Sede e das 8h às 18h na biblioteca do ISC. Para o público em geral, a Biblioteca fica aberta para consulta. Empréstimos de publicações são efetuados apenas a servidores do Tribunal.

Endereços e contatos

TCU Sede​

Endereço: SAFS Quadra 4, Lote 1 - Brasília - DF - CEP 70042-90

Telefone geral: (61) 3527-7222 ​

Informações Processuais: (61) 3527-5234 e 0800-644-2300 - opção

Ouvidoria: 0800-644-2300 - opção 1​

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção: 0800-644-2300 - opção 3​


DirigentesRepresentações nos estadosHorário de funcionamento e Ouvidoria