Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Controle e Fiscalização

Auditoria Financeira

O principal objetivo da auditoria financeira é melhorar e promover a prestação de contas de órgãos e entidades públicos. Segundo a ISSAI 200, o propósito de uma auditoria de demonstrações financeiras é aumentar o grau de confiança dos usuários nessas demonstrações. Para isso, o auditor deve expressar uma opinião que forneça segurança razoável a esses usuários sobre a existência ou não de distorções relevantes nas informações financeiras divulgadas, independente se a distorção foi causada por erro ou fraude.

Nesse contexto, a auditoria financeira tem como foco avaliar se as informações financeiras de uma entidade foram elaboradas e apresentadas de acordo com as normas e regulamentos exigidos para a sua divulgação. Além disso, no setor público essa auditoria pode abranger outros objetivos além daqueles de avaliar as demonstrações financeiras propriamente ditas. Esses objetivos podem incluir a auditoria de:

  • contas de governo ou de entidades ou outros relatórios financeiros, não necessariamente as demonstrações financeiras padrão definidas pelas normas e regulamentos;

  • orçamentos, ações orçamentárias, dotações e outras decisões sobre a alocação de recursos e sua implementação;

  • políticas, programas ou atividades definidas por suas bases legais ou fontes de financiamento;

  • categorias de receitas ou despesas ou de ativos ou passivos.

Dessa forma, a auditoria financeira é um importante instrumento de fiscalização para a verificação independente da confiabilidade das demonstrações financeiras divulgadas por órgãos e entidades públicos, sempre na defesa dos princípios de transparência e prestação de contas.

Veja abaixo os produtos oriundos do Acordo firmado entre o TCU e o Banco Mundial (Bird), a estratégia de fortalecimento da auditoria financeira no TCU (aprovada pelo Acórdão 3.608/2014-Plenário), bem como o Manual de Auditoria Financeira –  Edição 2016.

Produtos do Acordo firmado com o Banco Mundial (Bird)

Produto 1 - Planejamento do estudo sobre boas práticas internacionais em Auditoria Financeira no Setor Público

Produto 2 - Consolidação dos estudos anteriores do Projeto de Fortalecimento da Auditoria Financeira

Produto 3 - Boas Práticas internacionais de Auditoria Financeira no Setor Público - Comparação entre o TCU e outras Entidades de Fiscalização Superior

Produto 4 - Estratégia para o fortalecimento da Auditoria Financeira no TCU

Estratégia de fortalecimento da auditoria financeira no TCU

Acórdão nº 3608/2014 - Plenário

Relatório do Acórdão nº 3608/2014 - Plenário

Voto do Acórdão nº 3608/2014 - Plenário

Manual de Auditoria Financeira

Manual de Auditoria Financeira