Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Fiscalização e Controle

Orientações em vídeo sobre Auditorias

A Secretaria de Métodos e Suporte ao Controle Externo (Semec) disponibiliza às unidades técnicas e às equipes de auditoria um conjunto de 28 vídeos, tratando desde aspectos gerais relacionados a normas profissionais até orientações sobre técnicas específicas de coleta e análise de dados, com cerca de 9 horas no total.

As equipes de auditoria poderão aproveitar o conteúdo disponível para se capacitar nas técnicas e ferramentas que podem contribuir para aumentar a eficiência e a eficácia dos trabalhos.

Apesar das orientações serem prioritariamente sobre auditoria operacional, diversos conteúdos podem ser aplicados em levantamentos, auditorias de conformidade e financeira, conforme a necessidade do trabalho específico.

As técnicas apresentadas nos vídeos visam principalmente auxiliar os auditores a potencializar as condições para o trabalho agregar valor, subsidiando a obtenção de um entendimento robusto sobre o objeto auditado, o diagnóstico da situação e a coleta de evidências suficientes e apropriadas para chegar a conclusões úteis e aumentar a probabilidade de produzir efeitos transformadores.

Os vídeos foram gravados por auditores experientes lotados em diversas unidades técnicas do TCU e contaram com o apoio técnico do Instituto Serzedello Correa (ISC).

A Semec e o ISC continuarão a produzir novas orientações em vídeos, com o objetivo de disponibilizar conteúdos existentes em manuais e documentos técnicos de uma forma mais ágil e atrativa.

É importante ressaltar que é vedado o uso comercial destes vídeos.