Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Experiência de Behavioural Insights e Nudges em Processo de Planejamento Operacional

Faz parte da missão do Laboratório de Inovação e Coparticipação (coLAB-i) do Tribunal de Contas da União (TCU) coordenar projetos de inovação, para gerar conhecimentos e experiências replicáveis. Com esse intuito, o coLAB-i propôs à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Seplan) do TCU uma experimentação dentro do próprio Tribunal, utilizando Behavioural Insight (BI) e Nudges.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) traz a definição de Behavioural Insights como: “uma abordagem indutiva para a formulação de políticas que combina percepções da psicologia, ciências cognitivas e ciências sociais com resultados testados empiricamente para descobrir como os humanos realmente fazem escolhas.” (OECD, 2021) O estudo dessa abordagem vem sendo muito importante para a formulação de políticas públicas, ao auxiliar o tomador de decisão a optar pela decisão racional.

Nudge, por sua vez, é uma maneira efetiva de influenciar o comportamento das pessoas, de forma previsível, sem restringir a liberdade de escolha e sem mudanças em seus incentivos econômicos, para que tomem decisões alinhadas a seus próprios interesses (THALER & SUNSTEIN, 2009). A tradução literal desse conceito é “empurrãozinho”, um pequeno estímulo no sentido de influenciar as pessoas a adotar comportamentos racionais, e evidencia o caráter sutil dessa ferramenta, que pode ser encontrada em vários contextos do dia a dia de um indivíduo, como em uma estação de metrô e nas faixas amarelas que delimitam o espaço de segurança dos passageiros.

Em geral, BI e Nudges são muito associados à formulação de políticas públicas mais eficazes e eficientes com baixo custo. A experiência relatada neste documento traz um diferencial, pois as intervenções foram aplicadas para tentar induzir os comportamentos desejados em um processo de trabalho. A experiência, seus resultados e os principais aprendizados fazem parte desse material, para serem compartilhados com os interessados em BI e Nudges e aplicados à Administração Pública ou a outros contextos organizacionais.