Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Fiscalização e Controle

Referências Nacionais

Secretaria Federal de Controle Interno

 

A Secretaria Federal de Controle Interno (SFC), da Controladoria-Geral da União (CGU), é uma referência nacional importante quando se fala em auditoria governamental. Conferimos destaque ao Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal  que, além de apresentar as finalidades, organização e competências do Sistema de Controle Interno (SCI), orienta sobre técnicas de controle, auditoria e fiscalização e institui o controle de qualidade das atividades do SCI. Confira abaixo.

 

Presidência da República

Outras instituições

Várias outras instituições emitem normas ou documentos que podem ser úteis aos trabalhos executados no âmbito do TCU. Seguem links para as páginas de algumas dessas instituições ou documentos.

Referências internacionais

 

A experiência de organismos internacionais de auditoria e controle públicos é utilizada como referência no desenvolvimento de novas metodologias e na produção de normas nacionais.

 

É aplicação da técnica benchmarking, a busca das melhores práticas no mercado ou espaço de atuação de uma organização com o objetivo de conduzi-la um desempenho superior; o processo por meio do qual uma organização examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a mesma ou função semelhante por ela realizada. "Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior" (Christopher E. Bogan).

 

Considerando que esse processo não se encerra na simples identificação das melhores práticas, mas, principalmente, na sua divulgação, disponibilizamos os relatórios de benchmarking realizados pelo TCU junto a outras instituições de controle e os links paras as principais fontes utilizadas pelo TCU.

Relatórios de benchmarking

Para conhecer as organizações internacionais de controle das quais o TCU participa, acesse aqui.